Imagem da receita

Arroz com figo seco e especiarias

Sabe o arroz com passas? Essa versão é uma interpretação mais incrementada do clássico de Natal e traz o mesmo sabor festivo com uma grande vantagem: promover a paz no caso de famílias divididas entre os que adoram e aqueles que passam o jantar separando as passas do arroz! Especiarias como a canela e o cominho perfumam o prato. O adocicado do figo com amêndoas e da manteiga noisette completam esse sabor que remete ao Oriente Médio.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 6 porções

para o arroz

Ingredientes

  • 1 ½ xícara (chá) de arroz
  • 3 xícaras (chá) de água fervente
  • ½ cebola
  • 1 ½ colher (sopa) de azeite
  • 1 ½ colher (sopa) de manteiga
  • 6 figos secos (½ xícara picado, cerca de 65g)
  • ¾ de xícara (chá) de amêndoas com pele
  • 1 folha de louro
  • 1 canela em rama
  • 1 colher (chá) de cominho em grãos
  • ¼ de colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
  • 6 ramos de salsinha (com o talo)
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque e pique fino a cebola. Numa chaleira, leve um pouco mais de 3 xícaras (chá) de água ao fogo baixo para ferver.
  2. Leve uma panela grande ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar.
  3. Adicione o arroz, o louro, a canela e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por 1 minuto – isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido.
  4. Meça 3 xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Tempere com ½ colher (chá) de sal, misture bem, aumente o fogo para médio, e não mexa mais.
  5. Assim que a água atingir o mesmo nível do arroz, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho. 
  6. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. 
  7. Lave, seque e pique grosseiramente os talos e folhas de salsinha. Corte o figo seco em cubos de 0,5 cm. Pique grosseiramente as amêndoas. Bata as sementes de cominho no pilão. 
  8. Passado os 5 minutos, solte os grãos de arroz com um garfo e reserve numa tigela grande.
  9. Leve uma frigideira média com a manteiga ao fogo médio até derreter. Mantenha a manteiga em fogo médio, mexendo de vez em quando, por cerca de 2 minutos até atingir uma coloração marrom clara – essa manteiga mais tostada é chamada noisette, e tem sabor e aroma de avelã.
  10. Adicione as amêndoas, os figos, as sementes de cominho e a pimenta-da-jamaica. Tempere com sal e pimenta a gosto, e mexa por 3 minutos até perfumar e tostar levemente as amêndoas.
  11. Junte as frutas secas ao arroz, adicione a salsinha e misture delicadamente. Transfira o arroz para uma travessa (ou prato de servir), cubra com a cebola frita e sirva a seguir. 


Dica: esse arroz fica uma delícia servido em temperatura ambiente ou até frio. 

para a cebola frita

Ingredientes

  • 1 cebola
  • ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de óleo

Modo de preparo

  1. Descasque e corte as cebolas em meias-luas finas de 0,5 cm. 
  2. Numa travessa pequena coloque a farinha e forre uma assadeira média com papel-toalha.
  3. Leve uma panela pequena com o óleo ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, comece a empanar as fatias de cebola.
  4. Coloque uma porção da cebola fatiada na travessa com a farinha e misture bem com as mãos para empanar toda a superfície. 
  5. Assim que o óleo estiver quente, retire a porção de cebola da farinha e dê uma chacoalhada para tirar o excesso. Com cuidado, coloque as cebolas empanadas no óleo quente e deixe fritar por cerca de 3 minutos até que fiquem bem douradas. Cuidado: mexa de vez em quando com uma escumadeira pois em poucos segundos a cebola pode queimar. Atenção: é importante empanar e fritar a cebola em etapas para que dourem de maneira uniforme. 
  6. Transfira a cebola frita para a assadeira forrada com papel e repita com o restante. 


DICA DE PLANEJAMENTO


Você pode preparar o arroz no dia anterior, manter na geladeira e deixar as frutas secas e cebolas já picadas. Na hora de servir, aqueça levemente o arroz no micro-ondas, passe as frutas secas na manteiga e frite as cebolas.

Se você é da turma que gosta de arroz em temperatura ambiente (ou até frio), essa receita é para você. Dá para misturar as frutas secas ao arroz no dia anterior e armazenar na geladeira, ou preparar 1 hora antes de servir e manter em temperatura ambiente. As cebolas podem ser fritas até 2 horas antes de servir ou no dia anterior: basta armazená-las num pote com fechamento hermético forrado com papel-toalha.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha