Rabanada de arroz-doce

Rabanada de arroz-doce

Reunimos o melhor de alguns mundos para criar essa sobremesa incrível. A inspiração veio da rabanada, passou pelo arroz doce brasileiro, emprestou a crostinha tostada do socarrat espanhol (tipo de arroz que forma uma camada queimadinha) e a combinação de sabores do Natal. Servido com creme inglês, polvilhado com açúcar e canela e framboesas frescas, esse preparo tem tudo para virar hit.

Compartilhe
Ingredientes
  • ⅓ de xícara (chá) de mini arroz
  • ½ xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de leite
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • raspas de 1 laranja
  • canela em pó a gosto
  • açúcar de confeiteiro a gosto para servir
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Numa tigela pequena, coloque o arroz e cubra com a água. Com uma espátula, misture os grãos para que todos fiquem imersos. Deixe de molho por 30 minutos.
  1. Após os 30 minutos, na jarra medidora, misture o leite com o açúcar, as raspas de laranja, uma pitada de sal e reserve.
  2. Derreta a manteiga numa frigideira antiaderente de 20 cm em fogo baixo. Adicione o arroz com a água do demolho, junte o leite e misture delicadamente com uma espátula. Para esta receita, o ideal é usar uma espátula de silicone – como ela tem a lateral bem fininha, ajuda a soltar o arroz da panela.
  3. Tampe a frigideira e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 25 minutos, até que o arroz esteja cozido e o líquido atinja o mesmo nível dos grãos. Fique de olho na frigideira: é importante que o vapor saia pelo espaço entre a frigideira e a tampa para que o leite não espume e derrame – utilize uma tampa que seja do mesmo diâmetro da abertura da frigideira, caso ela seja maior, é mais provável que cause esse acidente.
  4. Assim que o arroz estiver cozido, retire a tampa e aumente o fogo para médio. Deixe o arroz cozinhar por cerca de 7 minutos, os grãos de arroz vão se unir, formando uma camada única e plana, como se fosse uma panqueca, úmida na superfície, mas com a base tostadinha – é isso que dá ao arroz doce o sabor de rabanada. Com a espátula, vá ajeitando as laterais para que fique uniforme. Para verificar, com a ponta da espátula de silicone, verifique se a borda do arroz está se soltando na lateral da frigideira.
  5. Desligue o fogo. Com cuidado, incline levemente a frigideira e, com a espátula, vá soltando o arroz e enrolando, como se fosse uma omelete, e vire a frigideira no prato de servir deixando a base tostadinha para cima.
  6. Polvilhe com canela e o açúcar confeiteiro. Sirva com creme inglês e framboesas frescas.
Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Até 1h
Serve
Até 2 porções