Imagem da receita

Arroz integral na pressão

Receita ideal para quem está sem tempo e com preguiça até de picar cebola, mas não abre mão do arroz no prato.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de arroz integral do tipo longo
  • 2 xícaras (chá) de água fervente
  • ½ cebola
  • 1 colher (sopa) azeite
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 folha de louro
  • 1 cravo-da-índia

Modo de preparo

  1. Numa chaleira, leve um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo alto para ferver. Descasque e mantenha a metade da cebola inteira (não precisa picar). Prenda a folha de louro na cebola, espetando com o cravo.
  2. Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Regue com o azeite, coloque a cebola cravejada e o arroz. Tempere com o sal e misture bem por 1 minuto para envolver os grãos com o azeite. Meça 2 xícaras (chá) da água fervente e adicione à panela. Tampe e aumente o fogo.
  3. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Desligue o fogo e espere todo o vapor sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. Se quiser agilizar o processo, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.
  4. Abra a panela e solte os grãos de arroz com um garfo. Desligue o fogo e sirva a seguir.

 

OBS: Caso você ainda não tenha muita intimidade com a panela de pressão mas quer começar a usar esse atalho, deixe o arroz cozinhar por 9 minutos — assim você não corre o risco da água secar e queimar o preparo. Leve a panela para esfriar sob água corrente como no passo 3. Volte a panela (sem a tampa) ao fogo baixo para o arroz terminar de cozinhar e a água secar completamente.

 

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Sugestão de
cardápio