Imagem da receita

Babka com brigadeiro de canela e laranja

Você já deve ter visto fotos de babka por aí. Essa receita de origem judaica ganhou as redes sociais por ficar assim linda. Nessa versão, tem recheio de brigadeiro de chocolate amargo com laranja e canela. Uma dica: experimente aquecer a fatia na frigideira ou na torradeira.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve10 porções

Para a massa

Ingredientes

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo (10 g)
  • 1 ovo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • ½ colher (chá) de sal
  • 100 g de manteiga gelada

Modo de preparo

  1. Corte a manteiga em 8 pedaços e reserve na geladeira. 
  2. Na jarra medidora, meça o leite e adicione o açúcar. Numa tigela quebre o ovo e junte ao leite – se ele estiver estragado você não perde a receita. Bata com um garfo apenas para misturar os ingredientes.
  3. Na tigela da batedeira, coloque a farinha, o fermento e o sal. Utilizando o gancho, comece a bater em velocidade baixa apenas para misturar os ingredientes secos. Aumente para a velocidade média e adicione os líquidos em fio, sem parar de bater, até umedecer a farinha e formar uma massa mais seca. 
  4. Ainda em velocidade média, adicione 1 pedaço de manteiga por vez, batendo bem a cada adição para incorporar a manteiga à massa – se necessário, pare de bater e raspe a lateral da tigela.
  5. Depois que toda a manteiga tiver sido incorporada, a massa estará mais úmida, mas ainda rugosa. Bata por mais 5 minutos para sovar, até fique lisa e descole da tigela. Enquanto isso, unte uma tigela grande com óleo.
  6. Com as mãos, modele a massa numa bola e transfira para a tigela untada. Cubra com um pano (ou tampa) e deixe descansar em temperatura ambiente por uma hora, ou até dobrar de tamanho. Enquanto isso, prepare o brigadeiro.
  7. Passado o tempo da primeira fermentação, unte com manteiga uma forma para bolo inglês de 30 cm X 12 cm. Polvilhe com farinha, chacoalhe para cobrir toda a superfície e bata na pia para tirar o excesso.
  8. Delicadamente, aperte a massa para tirar o excesso de ar e transfira para a bancada levemente enfarinhada. Polvilhe farinha também sobre a massa e, com o rolo de macarrão, abra a massa num retângulo de cerca de 30 cm X 50 cm e 0,5 cm de espessura. 
  9. Com uma colher (ou espátula de confeiteiro) espalhe o brigadeiro por toda superfície da massa. Atenção: deixe uma borda de 3 cm de massa sem recheio numa das laterais menores do retângulo – essa será a lateral oposta àquela que se inicia a modelagem do pão como um rocambole, assim o recheio não vaza e é possível selar bem a massa.
  10. Enrole a massa começando pelo lado menor do retângulo como se fosse um rocambole, em direção à margem oposta sem recheio. No final, aperte a emenda de massa, beliscando com as pontas dos dedos para selar.
  11. Com uma faca longa (ou espátula de padeiro), corte o rocambole ao meio, no sentido do comprimento formando duas tiras de massa. Sobreponha uma tira sobre a outra, formando um X, com o lado cortado para cima. A partir do centro do X, enrole as tiras de massa em espiral até as pontas. Delicadamente, aperte as pontas da massa para selar e vire-as para baixo do espiral – dessa forma as pontas ficam mais retinhas.
  12. Transfira a babka modelada para a forma untada e mantenha em temperatura ambiente por cerca de 45 minutos – a massa vai crescer e se acomodar preenchendo o espaço da forma. Enquanto isso prepare a calda.
  13. Após 15 minutos do descanso, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  14. Passados os 45 minutos, leve a babka ao forno para assar por cerca de 30 minutos até crescer e dourar – gire a forma na metade do tempo para assar por igual. 
  15. Retire do forno e pincele a babka ainda quente com a calda –  vá pincelando aos poucos, deixando a calda escorrer bem nas laterais e repassando na superfície, no total você utilizará cerca de ⅔ da calda. 
  16. Deixe a babka amornar por cerca de 20 minutos e, com cuidado, retire o pão doce da forma. Pincele com um pouco mais da calda nas laterais da babka e deixe esfriar completamente antes de servir. 

Para o brigadeiro

Ingredientes

  • ½ lata de leite condensado (cerca de ⅔ de xícara (chá))
  • 25 g de chocolate amargo (70% de cacau)
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • raspas de 1 laranja pera
  • 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo

  1. Numa tigela de vidro média, que comporte pelo menos 1,5 litro (ou outro recipiente refratário que possa ir ao micro-ondas), coloque todos os ingredientes. 
  2. Leve ao micro-ondas para cozinhar por 1 minuto em potência alta. Com cuidado para não se queimar e usando um pano de prato, retire a tigela do micro-ondas e misture os ingredientes vigorosamente com um batedor de arame – esse é o segredo para deixar o brigadeiro de micro-ondas bem cremoso.  
  3. Volte a tigela ao micro-ondas em sessões de 30 segundos, mexendo a cada etapa, até ficar cremoso. Geralmente duas sessões são suficientes – as potências dos micro-ondas podem variar, por isso é melhor ir aos poucos até você descobrir qual é o tempo ideal no seu aparelho. Após o tempo de cozimento, a massa de brigadeiro fica com aparência talhada, não se preocupe, é assim mesmo. Mexa vigorosamente com o batedor de arame para ficar liso. Espere esfriar antes de espalhar na massa.

Para a calda

Ingredientes

  • ⅓ de xícara (chá) de caldo de laranja pera
  • ⅔ de xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Numa panela pequena, misture o caldo de laranja com o açúcar. Leve ao fogo baixo até ferver, misturando de vez em quando até dissolver todo o açúcar. Transfira para uma tigela e reserve – a calda deve estar completamente fria antes de regar a babka assada.

Sugestão de
cardápio