Imagem da receita

Banoffee

Acredite: você pode preparar em casa uma banoffee que não deve em nada às versões compradas nas confeitarias. A receita dessa torta que combina banana, doce de leite e café, tem bastante etapas, mas é fácil. Com planejamento, você pode até distribuir o preparo: prepara a massa num dia, o doce de leite em outro, monta a torta em outro…


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve12 porções

Para o doce de leite

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado (395 g)

Modo de preparo

  1. Retire o rótulo de papel da lata de leite condensado e, com uma faquinha ou espátula raspe qualquer resíduo de cola – isso evita o entupimento da válvula da panela de pressão.
  2. Na panela de pressão, coloque a lata (fechada) e cubra com água, até ficar com dois dedos acima da lata. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que a válvula começar a apitar, abaixe o fogo e conte 40 minutos.
  3. Desligue o fogo e espere o vapor sair completamente da panela antes de abrir a tampa. Com uma pinça, retire a lata da panela, com cuidado para não se queimar. Espere a lata esfriar completamente em temperatura ambiente, por no mínimo 2 horas, antes de abrir (se preferir, prepare o doce de leite no dia anterior).

Para a massa

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ⅔ de xícara (chá) de açúcar
  • 125 g de manteiga gelada em cubos
  • 1 ovo
  • 1 gema

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, misture a farinha com o açúcar.
  2. Numa tigela pequena, quebre o ovo, separando a clara da gema. Transfira a gema para outra tigela – você pode reservar a clara na geladeira para outra receita. Adicione o ovo à gema e bata com um garfo para misturar. Reserve.
  3. Acrescente a manteiga gelada na tigela com a farinha e misture, beliscando com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Abra um buraco no centro, junte o ovo batido com a gema e amasse com as mãos até a massa ficar lisa.
  4. Modele a massa numa bola e achate formando um disco – assim fica mais fácil na hora de abrir. Embale com filme e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, separe uma forma redonda, com fundo falso e 24 cm de diâmetro.
  5. Passados os 30 minutos, enfarinhe levemente a bancada e abra a massa com um rolo, até formar um disco 5 cm maior que o diâmetro da fôrma, com cerca de 0,5 cm de espessura – polvilhe farinha sob e sobre a massa enquanto abre.
  6. Com cuidado, enrole a massa no rolo de macarrão e desenrole sobre a forma. Delicadamente, pressione o centro da massa no fundo da fôrma e vá ajeitando as laterais, para deixar a torta bem retinha. Com a ponta do dedo indicador, pressione bem a massa na quina da forma. Com as mãos, pressione também a massa na lateral da forma para fixar.
  7. Com as costas da faca, corte o excesso da borda de massa, deixando a lateral com 5 cm de altura – como a massa encolhe ao assar, no final a torta ficará com os 4 cm de altura desejados. Volte a massa para a geladeira por 1 hora antes de assar (se preferir, faça essa etapa no dia anterior).
  8. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  9. Retire a massa da geladeira e corte um pedaço grande de papel-alumínio. Coloque o papel-alumínio sobre a torta e ajeite com as mãos para cobrir todo o fundo e lateral da massa. Dobre as pontas do papel-alumínio para fora da fôrma e preencha o fundo com grãos de feijão cru – isso evita que a massa infle e rache ao assar.
  10. Leve ao forno para assar por 30 minutos. Retire a torta do forno e, com cuidado para não se queimar, retire o papel-alumínio com os feijões.
  11. Volte a torta ao forno por mais 5 minutos, ou até o bordas e o fundo começarem a dourar. Atenção: não deixe a torta dourar demais, pois ela terminará de endurecer após esfriar, do contrário pode ficar dura e quebradiça. Retire a massa do forno e espere esfriar completamente antes de montar a torta. 

Sobrou massa?

Use as aparas para biscoitinhos amanteigados, é só moldar e assar.

 

Para a montagem e cobertura

Ingredientes

  • 4 bananas-nanicas maduras
  • todo o doce de leite cozido
  • 1 pitada de sal
  • 1 ¼ de xícara (chá) de creme de leite fresco gelado
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de café moído

Modo de preparo

  1. Assim que estiver fria, desenforme a base da torta e transfira para um prato grande de servir.
  2. Numa tigela, coloque o doce de leite cozido, adicione uma pitada de sal e misture com uma colher para ficar cremoso e espalhar melhor na torta.
  3. Coloque o creme de leite fresco gelado na tigela da batedeira, adicione o açúcar e comece a bater em velocidade baixa. Assim que começar a encorpar, aumente a velocidade para média e bata até ficar firme, no ponto de chantilly.
  4. Com uma colher, espalhe todo o doce de leite no fundo da torta, formando uma camada uniforme.
  5. Descasque e corte as bananas no sentido do comprimento. Disponha as fatias de banana sobre o doce de leite, com a parte cortada para baixo, em círculo de fora para dentro, cobrindo toda a superfície – vá cortando as bananas para encaixá-las melhor.
  6. Transfira o chantilly para um saco de confeiteiro e corte a ponta. Cubra toda a torta com o chantilly formando bolinhas de diferentes tamanhos e alturas e tamanhos – vá preenchendo de maneira que o chantilly cubra todo o espaço, inclusive entre as bananas e entre as próprias bolinhas de chantilly.
  7. Leve a torta para a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir – quanto mais gelada a banoffe estiver melhor (se preferir, monte a torta no dia anterior). Na hora de servir, polvilhe o café moído sobre a torta, passando por uma peneira.