Imagem da receita

Batata assada com páprica

Para as batatas ficarem macias por dentro e crocantes por fora, o truque é cozinhar antes de assar. Na hora de cozinhar, vai hortelã, para dar toque de frescor. E na hora de assar, vai páprica, que além de dar uma cor linda, ainda garante mais uma camada de sabor.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 4 batatas baraka (cerca de 800 g)
  • 2 dentes de alho
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 4 ramos de hortelã
  • 1 ½ colher (chá) de páprica doce
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
  2. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Corte as batatas ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em 6 gomos. Com a lateral da lâmina da faca, amasse e descasque os dentes de alho.
  3. Transfira as batatas e os dentes de alho para uma panela grande, junte os ramos de hortelã e cubra com água. Tempere com 1 colher (chá) de sal e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos — as batatas devem estar cozidas mas ainda firmes, espete com um garfo para verificar o ponto.
  4. Escorra bem as batatas, para tirar todo o excesso de água — assim elas ficam mais crocantes ao assar. Descarte os ramos de hortelã.
  5. Transfira os gomos de batata e os dentes de alho para uma assadeira grande (de preferência antiaderente). Regue com o azeite, tempere com a páprica, sal e pimenta a gosto. Misture bem com as mãos.
  6. Espalhe os gomos na assadeira, sem amontoar — quanto mais espaçados estiverem, mais crocantes e dourados ficam. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até as batatas ficarem douradas e crocantes por fora e macias no centro — na metade do tempo, vire com uma espátula. Sirva a seguir.

 

OBS: caso sua assadeira seja pequena, distribua as batatas em duas assadeiras para garantir que fiquem bem douradas ao assar.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha