Imagem da receita

Batata assada no micro-ondas com sardinha

Quem disse que jantar caprichado não pode sair em menos de 20 minutos? Com bons aliados na cozinha, transformamos duas batatas e uma lata de sardinha numa refeição pra lá de especial. Dica: não deixe de servir com os gomos de limão-siciliano grelhados, fica um espetáculo!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 2 batatas grandes
  • 1 lata de sardinha em óleo ou água (125g)
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho pequeno
  • 1 limão-siciliano
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • salsinha picada a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Descasque e corte a cebola em meias-luas de 1 cm. Descasque e pique fino o dente de alho. Lave e seque o limão-siciliano. Com um zéster (ou ralador fino), faça raspas da casca do limão e reserve. 
  2. Com um garfo, espete toda a superfície das batatas — os furos evitam que elas rachem ao assar. Coloque as batatas num prato e leve para rodar no micro-ondas em potência alta por 5 minutos, até ficarem macias. Caso ainda não estejam cozidas, deixe rodar em etapas extras de 1 minuto.
  3. Enquanto as batatas cozinham, prepare a sardinha. Abra a lata, transfira os filés para um prato e, com um garfo, descarte a espinha central.
  4. Leve uma frigideira média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e doure por cerca de 4 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione o alho e mexa por 1 minuto para perfumar. 
  5. Acrescente 1 colher (sopa) de azeite, junte as sardinhas e cozinhe por 1 minuto mexendo delicadamente — cuidado para não desmanchar completamente os filés; o objetivo é a sardinha continuar pedaçuda. Desligue o fogo, junte metade das raspas e o caldo de ½ limão. Prove e se necessário, ajuste o sal — lembre-se que a sardinha é salgada. 
  6. Transfira as batatas para dois pratos. Com cuidado para não se queimar, segure uma batata de cada vez com uma pinça (ou pano) e faça um corte ao longo do comprimento. Pressione delicadamente as pontas da batata — assim ela abre e fica mais fácil de rechear. 
  7. Tempere as cavidades das batatas com um fio de azeite, sal e pimenta. Recheie com a sardinha refogada, polvilhe com o restante das raspas da casca de limão e salsinha a gosto. Sirva a seguir com gomos de limão-siciliano grelhados (se preferir, regue com o caldo do limão utilizado na receita.)

GOMOS DE LIMÃO GRELHADOS

Para deixar a apresentação ainda mais especial, doure os gomos de limão antes de servir. Lave, seque e corte 1 limão siciliano em quartos. Leve uma frigideira pequena, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (chá) de azeite e coloque os gomos de limão com o lado cortado para baixo. Deixe dourar por 3 minutos de cada lado.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha