Imagem da receita

Batata assada no micro-ondas com conserva de cogumelo

Uma refeição rápida e incrível. A combinação de sabores é matadora: cogumelos, queijo de iogurte e crocante de bacon transformam a batata assada num jantar especial. Fica ainda mais prático se você preparar os recheios com antecedência. Perfeito para deixar no jeito para os dias corridos.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções

PARA A CONSERVA DE COGUMELOS

Ingredientes

  • 200 g de cogumelos shimeji brancos
  • 1 dente de alho
  • caldo de ½ limão
  • 1 colher (chá) de gengibre ralado
  • 3 talos de cebolinha
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Corte e descarte a base grossa do shimeji. Com as mãos, solte os raminhos de cogumelo. Com a lateral da lâmina da faca, amasse e descasque o dente de alho. 
  2. Numa tigela média, misture o gengibre, o alho, o azeite e o caldo de limão. Reserve.
  3. Leve uma panela média com 1,5 litro de água ao fogo alto. Quando ferver, mergulhe o shimeji e cozinhe por 2 minutos até ficar levemente macio. Passe os cogumelos por uma peneira e aperte delicadamente com as costas de uma colher para tirar o excesso de água. 
  4. Transfira os cogumelos ainda quentes para a tigela com o molho, tempere com ¼ de colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Misture bem e leve para a geladeira por, no mínimo, 30 minutos para os cogumelos absorverem o sabor do molho. Enquanto isso, faça o pré-preparo das batatas.
  5. Na hora de rechear a batata, lave, seque, corte a parte verde da cebolinha em fatias finas e misture aos cogumelos. Se preferir, prepare a conserva com antecedência, ela dura até 5 dias na geladeira, armazenada num pote com fechamento hermético.

PARA AS BATATAS

Ingredientes

  • 2 batatas médias
  • 4 colheres (sopa) de queijo de iogurte caseiro
  • 2 fatias de bacon
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Para fazer o crocante de bacon: forre um prato com duas camadas de papel-toalha; coloque as fatias de bacon sobre o papel, uma ao lado da outra, sem encostar e cubra com mais duas camadas de papel-toalha. Leve ao micro-ondas para rodar por cerca de 2 minutos, em potência alta, até ficar dourado; retire as folhas de papel-toalha do prato para o bacon não grudar ao esfriar. Reserve.
  2. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Com um garfo, espete toda a superfície das batatas – os furos evitam que elas rachem ao assar. 
  3. Coloque as batatas num prato e leve para rodar no micro-ondas, em potência alta, por 5 minutos até ficarem macias. Caso ainda não estejam cozidas, deixe rodar em etapas extras de 1 minuto.
  4. Assim que as fatias de bacon estiverem frias e crocantes, transfira para a tábua e pique grosseiramente para formar uma farofinha.
  5. Transfira as batatas para dois pratos. Com cuidado para não se queimar, segure uma batata de cada vez com um pano (ou uma pinça) e faça um corte ao longo do comprimento. Aperte delicadamente as pontas da batata – assim ela abre e fica mais fácil de rechear. 
  6. Regue a cavidade das batatas com um fio de azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Recheie cada uma com 2 colheres (sopa) do queijo de iogurte, metade da conserva de cogumelo e polvilhe com farofinha de bacon. Sirva a seguir.

Recheios prontos

A conserva e o queijo de iogurte duram até cinco dias na geladeira. O crocante de bacon, armazenado em pote com fechamento hermético em temperatura ambiente, dura três dias. Aproveite o fim de semana e prepare os recheios. Durante a semana, é só preparar a batata, cortar a cebolinha e montar.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha