Imagem da receita

Batata ao murro de frigideira

Com perfume de ervas e limão, as batatas bolinha ficam douradas e crocantes depois de uma passada na frigideira.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 500 g de batata bolinha (cerca de 20 unidades)
  • 3 ramos de tomilho debulhado
  • 3 ramos de hortelã picado fino
  • raspas de 1 limão
  • caldo de ½ limão
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • ¼ de colher (chá) de cúrcuma
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Transfira para uma panela cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos – espete com um garfo para verificar o ponto, as batatas devem estar cozidas mas ainda firmes, sem desmanchar.
  2. Escorra a água das batatas e deixe amornar por uns minutinhos para conseguir manusear. Abra um pano de prato limpo sobre a tábua e coloque quantas batatas couberem sobre metade do pano, uma ao lado da outra. Dobre o pano sobre as batatas e dê um leve murro para achatar cada uma – a ideia é que a casca rompa um pouco. Mas cuidado: não use muita força, não é para esmigalhar as batatinhas.
  3. Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente ao fogo médio. Quando estiver bem quente regue com o azeite, e misture a cúrcuma para dissolver. Coloque as batatas uma ao lado da outra, tempere com sal e pimenta e deixe dourar por cerca de 5 minutos até formar uma casquinha dourada. Com uma espátula, vire as batatas, tempere com sal e pimenta, junte o tomilho debulhado e deixe dourar por mais 5 minutos.
  4. Acrescente a hortelã picada, as raspas de limão e misture bem. Desligue o fogo e finalize com o caldo de limão. Sirva a seguir.


REFEIÇÃO DO BEBÊ

Aproveite o preparo da família e garanta a refeição do bebê. No passo 2, em vez de escorrer as batatas, transfira quase todas com a escumadeira  para uma tigela: mantenha 3 batatas cozinhando na panela por mais 15 minutos, até ficarem bem macias. Na hora de servir para o bebê, corte as batatas ao meio e raspe a polpa para amassar num pratinho (sem a casca).