Imagem da receita

Berinjela assada com cominho

Uma receita para lá de prática, em que o forno faz praticamente todo o trabalho por você. O resto fica a cargo do azeite temperado com cominho. É ele o segredo para deixar a berinjela bem macia, sem ressecar. E o truque de economia doméstica é usar metade azeite e metade óleo, e assim garantir que esta receita seja repetida sempre. Acredite, todo mundo vai querer.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 3 berinjelas
  • 1 colher (sopa) de cominho
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • ¼ de xícara (chá) de óleo
  • ½ colher (chá) de sal
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
  2. Lave e seque as berinjelas. Descarte o cabinho e corte cada berinjela ao meio, no sentido da largura, para separar a parte mais fina da mais grossa. Corte as metades ao meio novamente, no sentido do comprimento. Fatie a parte mais fina em meias-luas de 1 cm de espessura. Corte a metade mais grossa em duas tiras e fatie as tiras em pedaços de 1 cm — assim os pedaços ficam uniformes para assar por igual.
  3. Numa tigela pequena, misture o azeite com o óleo, o cominho, o sal e pimenta a gosto.
  4. Transfira a berinjela cortada para uma assadeira grande. Regue com o azeite temperado e misture bem com as mãos para envolver todos os pedaços.
  5. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, virando na metade do tempo com uma espátula, até a berinjela ficar macia e dourada. Retire do forno e sirva a seguir.

 

SOBRAS PLANEJADAS

Mesmo que você não vá servir toda essa quantidade de berinjela numa refeição, prepare a mais e ganhe tempo na cozinha. As berinjelas assadas podem se transformar numa saborosa panzanella!