Imagem da receita

Bisteca com feijão-branco e brócolis

Refeição completa e expressa, preparada em uma panela só e na medida para uma pessoa!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve1 porção


Ingredientes

  • 1 bisteca de porco
  • ½ lata de feijão-branco com o caldo (¾ de xícara (chá) de grãos cozidos)
  • 5 ramos de brócolis (floretes com parte do talo)
  • ½ xícara (chá) de água
  • 1 dente de alho amassado
  • ¼ de colher (chá) de páprica
  • 2 ramos de alecrim
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Tempere a bisteca com a páprica e sal e pimenta a gosto. Misture bem para envolver a carne com os temperos e deixe em temperatura ambiente enquanto separa o restante dos ingredientes – assim a bisteca perde o gelo e absorve os sabores do tempero.
  2. Corte o brócolis em floretes, mantendo 7 cm do talo. Divida os ramos maiores ao meio, no sentido do comprimento, para que cozinhem por igual. Lave os floretes e seque bem com um pano – eles devem estar bem sequinhos para chamuscar. Sobre uma tigela, escorra ½ lata de feijão cozido e reserve ¼ de xícara (chá) do caldo.
  3. Leve uma frigideira média ao fogo médio. Atenção: utilize a menor chama do seu fogão para evitar de esquentar a frigideira em excesso. Quando aquecer, coloque os brócolis e deixe chamuscar por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo e reserve o brócolis num prato. Com cuidado, passe um papel toalha na frigideira para tirar os pedacinhos de brócolis tostados.
  4. Volte a frigideira ao fogo médio, regue com ½ colher (sopa) de azeite e coloque a bisteca. Deixe dourar por 1 minuto de cada lado para selar. Afaste a bisteca para a lateral da frigideira, junte o alho, os ramos de alecrim e mexa por 1 minuto apenas para perfumar.
  5. Abaixe o fogo, acrescente o feijão e regue com a água e o caldo do feijão reservado. Raspe os queimadinhos do fundo da frigideira para dar sabor ao preparo. Tempere o feijão com uma pitada de sal e pimenta-do-reino – cuidado com o sal, algumas marcas de feijão têm caldo mais salgado que outros.
  6. Aumente o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até que o caldo engrosse levemente e a bisteca termine de cozinhar. Desligue o fogo e transfira a bisteca com o feijão cozido para um prato. Disponha o brócolis chamuscado e regue com um fio de azeite. Sirva a seguir.

Sugestão de
cardápio