Imagem da receita

Bolo cremoso de chocolate com damasco e nozes

A massa não leva farinha nem fermento. No lugar do açúcar vai mel. E o resultado é um bolo denso, supercremoso, entre o brownie e o mud cake. É uma sobremesa elegante, para fechar o jantar de forma triunfante, com esse trio de sabores adorado no Leste Europeu, formado por chocolate, damasco e nozes. Uau.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 100 g de chocolate amargo (entre 50% e 60% de cacau) (cerca de ⅔ de xícara [chá] em callets)
  • 1½ xícara (chá) de nozes (cerca de 150 g)
  • 75 g de manteiga
  • 2 ovos
  • ⅓ de xícara (chá) de mel
  • 8 damascos (cerca de 85 g)
  • 4 colheres (chá) de conhaque
  • 1 pitada de sal
  • manteiga para untar a fôrma

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma quadrada de 20 cm. Corte dois retângulos de papel-manteiga de 30 cm x 20 cm. Cubra o fundo e as laterais da fôrma dispondo um pedaço de papel-manteiga sobre o outro em cruz. Unte também o papel com manteiga — o bolo é cremoso e não leva farinha, assim fica mais fácil de desenformar.
  2. Corte os damascos em cubos de 0,5 cm, transfira para uma tigela, cubra com o conhaque e deixe de molho enquanto separa o restante dos ingredientes. 
  3. Coloque as nozes no miniprocessador e bata até formar uma farinha grossa — você vai ter cerca de 1⅓ de xícara (chá) das nozes trituradas (se preferir, bata no liquidificador, no modo pulsar).
  4. Leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio — ela será usada para fazer o banho-maria. Pique o chocolate e corte a manteiga em cubos. Transfira para uma tigela de vidro refratário e acrescente o mel. 
  5. Encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga na panela com água quente e mexa com uma espátula até derreter — a água não deve encostar no fundo da tigela; o calor do vapor é suficiente para derreter os ingredientes. Retire a tigela do banho-maria e reserve. 
  6. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela grande. Misture com o batedor de arame apenas para misturar as gemas com as claras. Adicione a farinha de nozes, o sal e misture bem. Junte aos poucos o chocolate derretido, misturando com uma espátula até que a massa fique lisa. Por último, misture o damasco hidratado (com o líquido).
  7. Transfira a massa de bolo para a fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Para saber se o bolo está assado, espete um palito: ele deve sair limpo.
  8. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de levar para a geladeira por, no mínimo, 4 horas. 
  9. Na hora de servir, puxe o bolo pelo papel-manteiga com cuidado para não rachar. Vire o bolo sobre uma tábua e descole o papel-manteiga. Desvire o bolo e corte em 6 fatias. Sirva com sorvete de leite e calda de damasco.

 

PLANEJAMENTO

Você pode preparar o bolo com antecedência. Ele pode ser armazenado na geladeira por até 5 dias. Só é importante que seja bem embalado para não ressecar.