Imagem da receita

Bolo inglês com frutas

Pode ser servido no chá da tarde e no café da manhã. Com sorvete, vira sobremesa. Embrulhado, vira presente de Natal. Este bolo é preparado pelo método reverso: os secos vão antes para a batedeira.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve10 fatias


Ingredientes

  • 1 ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 150 g de manteiga cortada em cubos, em ponto pomada
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • 3 ovos
  • 3 colheres (sopa) de leite
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas (cerca de 180g)
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo para polvilhar nas frutas

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 170 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma para bolo inglês de 22 cm X 10 cm. Cubra o fundo e laterais maiores da fôrma com um pedaço de papel-manteiga de 28 cm X 18 cm — o papel cortado um pouco maior que a fôrma facilita na hora de desenformar o bolo. Unte o papel também com manteiga.
  2. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para uma tigela maior — se um estiver estragado, você não perde a receita. Adicione o leite, a essência de baunilha e misture bem com um garfo.
  3. Coloque as frutas cristalizadas numa tigela média, polvilhe com 1 colher (sopa) de farinha de trigo e misture bem para envolver todos os pedaços com farinha — isso evita que as frutas grudem umas nas outras e se acumulem no fundo do bolo.
  4. Na tigela da batedeira, peneire a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Utilizando a raquete da batedeira, bata em velocidade baixa apenas para misturar os ingredientes. Ainda em velocidade baixa, adicione metade dos ingredientes líquidos em fio. Acrescente a manteiga e bata por cerca de 1 minuto até a manteiga e os ovos serem incorporados pela farinha — pare de bater e raspe a lateral da tigela com a espátula quantas vezes forem necessárias para misturar os ingredientes de maneira uniforme. 
  5. Aumente a velocidade da batedeira para média e adicione o restante dos ingredientes líquidos em duas etapas, batendo bem a cada adição para incorporar.
  6. Desencaixe a tigela da batedeira, adicione as frutas cristalizadas à massa e misture delicadamente com uma espátula de silicone.
  7. Transfira a massa para a forma untada e nivele com uma espátula para deixar o bolo bem retinho. Leve ao forno para assar por cerca de 1 hora. Para saber se o bolo está assado, espete um palito na massa: se sair limpo, é sinal de que o bolo está pronto; caso contrário, deixe assar por mais alguns minutos.
  8. Retire o bolo do forno e espere 1 hora para desenformar. Espere esfriar completamente antes de servir.

 

COMO CONGELAR

Em fatias, por até um mês. Descongele direto na frigideira, na torradeira ou no micro-ondas.