Imagem da receita

Brigadeiro com nibs de cacau

Versão do clássico das festinhas feita sob medida para os fãs de cacau. Além de levar chocolate amargo na massa, esse brigadeiro é coberto com nibs crocantes de cacau.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve30 unidades


Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • 50 g de chocolate amargo (70% ou 85% cacau)
  • 2 ½ colheres (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de nibs de cacau

Modo de preparo

  1. Com as mãos, quebre o chocolate em pedaços e transfira para uma panela média. Junte o leite condensado e a manteiga.
  2. Leve a panela ao fogo baixo e mexa com uma espátula por cerca de 12 minutos até dar o ponto: o brigadeiro começa a ficar mais cremoso, até engrossar e soltar do fundo da panela – o tempo pode variar de acordo com a chama do seu fogão, o tamanho e material da panela.
  3. Transfira o brigadeiro para um prato fundo (ou travessa) e deixe esfriar – raspe bem a panela com a espátula para aproveitar toda a massa. Deixe a massa de brigadeiro esfriar completamente antes de enrolar (se preferir, prepare a massa no dia anterior e cubra com filme depois de fria).
  4. Para enrolar e confeitar os brigadeiros: abra 30 forminhas de papel (número 4); preencha um prato fundo com o nibs e separe uma tigela pequena com água filtrada para umedecer as mãos.
  5. Unte as mãos com um pouco de água – assim os nibs de cacau grudam melhor no brigadeiro. Com uma colher de chá, retire uma porção da massa, enrole numa bolinha e transfira para o prato com nibs. Faça de uma só vez quantos brigadeiros couberem no prato.
  6. Passe os brigadeiros pelos nibs para cobrir toda a superfície e transfira para as forminhas. Repita até a massa acabar, se preferir, convoque alguém da família: enquanto um enrola os brigadeiros, o outro passa nos nibs. Sirva a seguir.

Dica para deixar o brigadeiro mais cremoso

Assim que o chocolate e a manteiga derreterem, troque a espátula por um batedor de arame e mexa sem parar até dar o ponto.