Imagem da receita

Brócolis assado com molho de missô

O brócolis assado fica todo delicioso: uma parte fica macia, outra crocante e o sabor tostado é demais. Agora junte toda essa graça ao molho de missô e polvilhe sementes de girassol: o resultado é sensacional. Receita boa para quem gosta de experimentar combinações novas.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 1 maço de brócolis
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • ½ xícara (chá) de missô (pasta de soja fermentada, cerca de 120g)
  • 50 g de manteiga em ponto pomada
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 4 colheres (sopa) de água filtrada
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • ⅓ de xícara (chá) de sementes de girassol tostadas

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). 
  2. Descarte a base grossa dos talos do brócolis. Corte os ramos em tamanhos médios, de cerca de 8 cm de comprimento – se estiverem muito grossos, corte os floretes ao meio. Corte também os talos mais finos e as folhas em pedaços de cerca de 8 cm. 
  3. Coloque o brócolis cortado numa tigela, cubra com água e mexa bem com as mãos para lavar – é mais fácil lavar o brócolis depois de cortado. Transfira os pedaços para uma centrífuga de saladas e seque bem – quanto mais seco melhor para assar.
  4. Numa assadeira grande e funda, coloque os pedaços de brócolis (floretes, talos e folhas), regue com o azeite e tempere com pimenta a gosto. Misture bem com as mãos para envolver todos os pedaços. Atenção: não adicione sal, pois o molho de missô já é salgado. 
  5. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos – na metade do tempo, ou assim que os pedaços da superfície começarem a ficar tostadinhos, dê uma misturada com uma pinça para assar por igual. Enquanto isso prepare o molho de missô.
  6. Numa tigela, com uma espátula de silicone, misture bem a manteiga com o missô até formar uma pasta. Junte o vinagre e misture novamente para incorporar.  
  7. Transfira a pasta de manteiga e missô para uma panela pequena e leve ao fogo baixo. Mexa com a espátula por cerca de 2 minutos até a pasta começar a ficar mais fluida e brilhante – a manteiga vai derreter aos poucos, mas sem se separar dos outros ingredientes, deixando a pasta na textura de brigadeiro mole. Vá acrescentando a água aos poucos, mexendo a cada adição para incorporar até formar um molho mais fluido – o molho deve ser fluido mas cobrir as costas de uma colher. Reserve.
  8. Retire o brócolis do forno e sirva a seguir com o molho de missô e as sementes de girassol tostadas.

Como armazenar

O molho de missô pode ser mantido na geladeira por até 5 dias. Por ser a base de manteiga, ele endurece depois de frio. Na hora de usar basta levar novamente ao fogo baixo, mexendo com uma espátula, por cerca de 40 segundos até ficar na consistência mais fluida. Atenção: não aqueça no micro-ondas. A manteiga se separa dos outros ingredientes e o molho talha.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha