Imagem da receita

Caldo de legumes econômico (reaproveitamento)

Alerta para a aula de economia doméstica! Esta receita transforma em ingrediente as aparas, as cascas e os talos que você descartaria sem pensar muito. Olha que maravilha: você vai congelando tudo ao longo do mês e rapidinho prepara um caldo perfeito para risotos, ensopados, sopas e molhos. Dá para aproveitar até aquele fundinho mais duro do queijo parmesão! Ele é opcional, mas deixa o caldo muito saboroso.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeRende 1,650 litro


Ingredientes

  • 5 xícaras (chá) de aparas de legumes (cerca de 750 g)
  • 1 pedaço de casca de parmesão
  • 5 grãos de pimenta-do-reino
  • 2 cravos-da-índia
  • 1 folha de louro
  • 1 folha de salsão
  • 1 folha de alho-poró
  • 2 litros de água

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes em uma panela grande e leve ao fogo alto para ferver — isso leva cerca de 20 minutos. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos para extrair o sabor dos legumes. 
  2. Desligue o fogo, tampe e deixe o caldo amornar por cerca de 20 minutos, com os legumes ainda na panela, como se estivesse fazendo uma infusão — assim os legumes continuam liberando sabor ao caldo (você pode até deixar o caldo esfriar na panela). 
  3. Sobre uma tigela, passe o caldo por uma peneira de malha fina e pressione as aparas de legumes com uma colher para extrair todo o líquido. Transfira o caldo para um pote de vidro com fechamento hermético e mantenha na geladeira por até 5 dias (se preferir, divida o caldo em recipientes menores para congelar por até 3 meses). Utilize como base para preparar sopas, risotos, molhos ou cozidos.

 

Obs.: você pode ainda pôr o caldo em forminhas de gelo; quando firmar, coloque em sacos plásticos e conserve os cubos congelados.


DICA DE REAPROVEITAMENTO

Você pode congelar as aparas de legumes ao longo do mês de modo a acumular a quantidade suficiente para preparar o caldo. Dica: reserve um saco pequeno só para cascas de parmesão, outro apenas para folhas (como folha de salsão e alho-poró) e outro para as aparas de legumes e cascas: vale casca de cebola, de cenoura, de alho; ponta da cenoura, do pimentão, da abobrinha; miolo de tomates com as sementes; talos de ervas, a parte branca da cebolinha; casca de tomate (caso esteja fazendo tomate pelado)... A regra é não ter desperdício na cozinha.


Atenção: lembre-se sempre de higienizar a casca dos legumes antes de descascá-los caso esteja pensando em usar as sobras para preparar o caldo. Por exemplo: lave as cebolas antes de descascar!


Mantenha as aparas no freezer por até 3 meses a partir da data de início do reaproveitamento (anote no saco quando você começou a guardar).