Imagem da receita

Caldo verde com suã (reaproveitamento)

Quem acha que não tem como deixar o caldo verde ainda mais perfeito precisa conhecer uma máxima da Rita: sempre pode melhorar! Quer ver? No lugar do paio, vai a saborosíssima carne de suã. O caldo da carne é uma sobra planejada: como você pode cozinhar a mais, a sopa fica pronta rapidinho, é só o tempo de cozinhar a batata!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de caldo de suã
  • 1 batata
  • ½ cebola
  • ½ xícara (chá) de carne de suã cozida e desfiada (sem osso)
  • ⅓ de xícara (chá) de couve rasgada refogada
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque e corte a cebola em meias-luas de 1 cm. Descasque e corte a batata ao meio; corte cada metade em 8 pedaços. 
  2. Leve uma panela pequena ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (chá) de azeite, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por 2 minutos, até dourar. 
  3. Adicione os pedaços de batata, o caldo de suã e misture bem. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo, tempere com pimenta a gosto e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até que a batata fique macia — espete com um garfo para verificar o ponto.
  4. Transfira a batata cozida com o caldo para o liquidificador e bata até formar um creme liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente ejete a tampa.
  5. Volte o creme batido para a panela, junte a couve refogada e a carne de suã desfiada. Deixe cozinhar em fogo baixo apenas para aquecer a couve e a carne. Sirva a seguir com um fio de azeite, farofinha de bacon e croûtons.

MAS O QUE É SUÃ?

Também chamada de suã mineira ou de espinhaço suíno, é um corte da espinha dorsal do porco, que tem carne, osso e gordura. Essa composição acrescenta camadas de sabor às receitas. E a grande quantidade de tecido conjuntivo que envolve a espinha e os próprios ossos confere ao caldo (e às preparações em que ela é utilizada) uma consistência muito interessante.