Imagem da receita


Autor

Tempo de preparo

Serve8 calzones

PARA A MASSA

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 ½ colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo (5 g)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 ¼ de xícara (chá) de água filtrada
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • azeite para untar a tigela

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande misture a farinha com o sal – ela deve ter espaço suficiente para a massa crescer bastante na hora de fermentar. 
  2. Na tigela da batedeira misture o fermento com a água até dissolver. Encaixe a tigela na batedeira e, usando o gancho, acrescente a farinha aos poucos, batendo em velocidade baixa até que a farinha absorva toda a água. 
  3. Junte o azeite e bata em velocidade média para sovar por cerca de 6 minutos, ou até a massa ficar bem lisa e elástica —  ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira. 
  4. Unte a tigela grande (onde estava a farinha) com azeite. Com uma espátula de silicone transfira a massa para a tigela untada, cubra com um pano e deixe descansar por cerca de 1 hora, até crescer e dobrar de volume. Enquanto isso, prepare o recheio.

PARA O RECHEIO E MONTAGEM

Ingredientes

  • 1 maço de escarola
  • 3 ¾ xícaras (chá) de muçarela ralada grosso (400 g)
  • 1 colher (sopa) de sal
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • ¼ de xícara (chá) de molho de tomate para pizza (ou passata) para pincelar a massa
  • ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino para polvilhar a massa
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

  1. Lave as folhas de escarola sob água corrente. Transfira para uma tigela, cubra com água, misture o bactericida de sua preferência e deixe de molho por 15 minutos. Retire as folhas da água, enxágue e seque bem numa centrífuga de salada.
  2. Na tábua, empilhe uma folha sobre a outra, enrole como um charutinho e corte em fatias de 1 cm. Transfira para uma peneira grande (ou escorredor), misture o sal e deixe descansar sobre uma tigela por 1 hora — além de eliminar o excesso de água das folhas, esse descanso diminui o amargor da escarola.
  3. Após o descanso, enxágue a escarola sob água corrente ainda na peneira e aperte bem com as mãos (ou uma colher) para retirar o excesso de líquido das folhas — isso evita que a massa do calzone umedeça enquanto assa.
  4. Numa tigela, misture a escarola com a muçarela e tempere com pimenta-do-reino a gosto. Reserve.
  5. Quando faltar 20 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta). Separe uma tigelinha com água — ela será utilizada na hora de fechar os calzones.
  6. Polvilhe a bancada com farinha de trigo. Transfira a massa de calzone para a bancada e, com as mãos, modele delicadamente num rolo. Com uma espátula de padeiro (ou faca), corte a massa em 8 porções e modele cada uma numa bolinha. 
  7. Numa travessa (ou assadeira) reserve 4 porções de massa, cubra com o pano de prato e leve à geladeira — assim, se estiver muito calor, a massa não fermenta excessivamente enquanto a primeira leva de calzones é montada. 
  8. Com o rolo de macarrão, abra uma porção da massa formando um disco de cerca de 20 cm de diâmetro — lembre-se de sempre polvilhar a bancada com farinha para a massa não grudar. 
  9. Coloque ⅔ de xícara (chá) de recheio numa das metades do disco. Com a ponta do dedo umedeça as bordas da massa — isso impede que os calzones abram na hora de assar. Dobre a massa ao meio, pressione delicadamente para retirar o ar e aperte bem as bordas para fechar. Com as pontas dos dedos, vá dobrando e pressionando as bordas para fechar o calzone e dar o acabamento típico da receita. Transfira para uma assadeira grande e repita com o restante da massa.
  10. Pincele cada calzone com cerca de ½ colher (sopa) do molho de tomate e polvilhe com cerca de ½ colher (sopa) do queijo parmesão ralado. 
  11. Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos até a massa inflar e dourar. Enquanto a primeira leva assa, monte a outra metade dos calzones. Retire do forno e sirva a seguir.

 

PODE CONGELAR

Os calzones podem ser congelados já assados por até 3 meses, embalados individualmente em papel-alumínio. Para descongelar: leve direto do freezer ao forno preaquecido a 200 ºC por 15 minutos.


COMO ARMAZENAR, CONGELAR E DESCONGELAR A MASSA

Também dá para congelar a massa. Você pode embalar cada porção individualmente com filme e armazenar na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; se estiver na geladeira, tire 30 minutos antes de usar.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Sugestão de
cardápio

Conteúdo
adicional