Imagem da receita

Camarão crocante com flocos de arroz

Um camarão empanado infinitamente mais crocante que a média dos camarões fritos, graças aos flocos de arroz. O toque de mestre é da chef Telma Shiraishi, que criou esta receita para deixar a tradicional marmita japonesa, o bentô, ainda mais especial. Ele é fácil de fazer, mas tem um truque que você não pode pular: deixe os crustáceos já empanados descansando por dez minutos antes de fritar. Assim, a clara seca e os flocos de arroz não saem pulando por aí.


AutorTelma Shiraishi

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 kg de camarão-rosa médio (cerca de 20 unidades)
  • 2 claras
  • ¾ de xícara (chá) de amido de milho
  • 2 xícara (chá) de flocos de arroz
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • gomos de limão-siciliano a gosto para servir
  • 3 xícara (chá) de óleo para fritar

Modo de preparo

  1. Limpe o camarão e retire a cabeça, a casca e as tripas — deixe o último segmento da casca com o rabinho para a apresentação ficar mais bonita.
  2. Num prato fundo, coloque as claras e bata levemente com um garfo para que fiquem mais fluidas. Em outros dois pratos, coloque separadamente o amido de milho e os flocos de arroz. Tempere os camarões com sal e pimenta a gosto.
  3. Para empanar: passe o camarão pelo amido de milho e bata bem para tirar o excesso; em seguida, mergulhe na clara e deixe escorrer o excesso; por último, passe pelos flocos de arroz, pressionando delicadamente com as mãos para cobrir toda a superfície. Coloque os camarões empanados numa travessa e deixe descansar por 10 minutos antes de fritar — isso faz com que a clara seque e os flocos de arroz fiquem mais grudados nos camarões.
  4. Leve uma panela com óleo ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, forre uma travessa com papel-toalha. 
  5. Com cuidado, segurando o camarão pelo rabinho, mergulhe de 3 a 4 unidades no óleo quente e deixe fritar por alguns minutos, até que estejam crocantes e levemente dourados. Com a escumadeira, transfira os camarões para a travessa forrada com papel-toalha e repita a operação com o restante. Sirva a seguir com gomos de limão para espremer a gosto.

PODE TROCAR

Se você não encontrar flocos de arroz, pode preparar o empanado com farinha de rosca caseira.