Imagem da receita

Macarrão à carbonara com carne-seca

A receita clássica italiana é a base deste reaproveitamento. A carne-seca cozida e desfiada entra no lugar do bacon. No mais, a técnica é a mesma para chegar ao molho de ovos bem cremoso. Fica tão bom que você vai cozinhar carne-seca a mais para sempre ter sobras planejadas para preparar este carbonara!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 160 g de macarrão espaguete (ou outra massa longa de grano duro de sua preferência)
  • ¼ de xícara (chá) de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada
  • ¼ de xícaras (chá) de vinho branco
  • 2 ovos
  • 2 gemas
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Leve uma panela com 2,5 litros de água ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, junte o macarrão e misture. Deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, ou até que fique al dente, mexendo de vez em quando.
  2. Enquanto o macarrão cozinha, separe os outros ingredientes. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela — se algum estiver estragado, você não perde a receita. Lembre-se: são 2 ovos inteiros e 2 gemas. (Você pode reservar as duas claras na geladeira ou no congelador para outras receitas.) Na tigela com os ovos, junte o queijo parmesão e bata bem com um garfo para misturar. 
  3. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, coloque a manteiga e espere derreter; em seguida, acrescente a carne-seca e mexa de vez em quando, por cerca de 3 minutos, até dourar. Abaixe o fogo, regue com o vinho branco, misture bem e desligue o fogo.
  4. Assim que o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento. E agora você vai precisar fazer tudo bem rapidinho: escorra a água, transfira o macarrão para a frigideira com a carne-seca quente, junte os ovos e misture bem — a ideia é que o calor da massa cozinhe os ovos, formando um creme. 
  5. Volte a frigideira ao fogo baixo e vá adicionando a água do cozimento reservada aos poucos, mexendo com uma espátula por alguns minutinhos até formar um molho espesso. Atenção: se deixar o fogo alto, em vez de carbonara, vai virar macarrão com ovos mexidos! É importante colocar a água aos poucos, porque a quantidade pode variar de acordo com o calor da frigideira, o tipo de massa usado e a sua preferência por um molho mais fluido ou mais espesso. Sirva a seguir com pimenta-do-reino a gosto, farofinha de pão e salsinha picada.