Carne de panela desfiada

Carne de panela desfiada

Essa receita é perfeita para receber um batalhão em casa: fica mais gostosa quando preparada na véspera, rende bem e é uma delícia. O segredo do sabor está no molho, preparado com tomate pelado e vinho tinto.

Compartilhe
Ingredientes
  • 2 kg de coxão mole
  • 2 cebolas
  • 1 cenoura
  • 1 talo de salsão (sem as folhas)
  • 4 dentes de alho
  • 2 latas de tomates pelados em cubos de 400g
  • 1 xícara (chá) de água fervente
  • ½ xícara (chá) de vinho tinto
  • azeite a gosto
  • 3 folhas de louro
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Corte a carne em pedaços de cerca de 7 cm – assim ela fica do tamanho certinho para desfiar. Deixe em temperatura ambiente para perder o gelo enquanto prepara os outros ingredientes.
  1. Lave e seque a cenoura e o salsão. Descasque e pique fino as cebolas e os dentes de alho. Corte o talo de salsão em cubinhos. Descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador. Leve uma chaleira com um pouco mais de 1 xícara (chá) de água ao fogo alto.
  2. Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo alto. Atenção: para essa receita é necessário uma panela de pressão de pelo menos 6 litros. Quando a panela estiver bem quente, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e coloque quantos pedaços de carne couberem, um ao lado do outro – doure a carne em etapas, se colocar tudo de uma vez só, vai cozinhar em vez de dourar. Só vire a carne com a pinça quando ela desgrudar do fundo da panela, isso leva cerca de 3 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto, diminua o fogo para médio e vá virando a carne para dourar todos os lados por igual.
  3. Transfira os pedaços de carne dourados para uma travessa e repita com o restante, regando a panela com 1 colher (sopa) de azeite a cada leva e temperando a carne com sal e pimenta. Transfira a última leva de carne para a travessa e reserve.
  4. Mantenha a panela em fogo médio, regue com 1 colher (sopa) de azeite e acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos, até murchar – raspe bem o fundo da panela com a espátula para ir dissolvendo os queimadinhos da carne, eles dão sabor ao preparo. Junte o salsão, a cenoura e o alho e refogue por 3 minutos até murchar.
  5. Adicione o tomate pelado (com o líquido) e misture bem. Regue com o vinho e mexa raspando o fundo da panela. Junte as folhas de louro, tempere com 1 colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Volte a carne à panela. Regue com 1 xícara (chá) da água fervente – o líquido total da panela deve cobrir ⅔ do volume da carne, do contrário o molho pode ficar aguado. Tampe e deixe cozinhar em fogo alto. Assim que a válvula da panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos.
  6. Desligue o fogo e deixe toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir. Com a pinça, transfira a carne para uma travessa e desfie os pedaços, ainda quentes, com dois garfos. Enquanto isso, mantenha o molho na panela (sem a tampa) em fogo baixo para encorpar.
  7. Volte a carne desfiada para a panela e misture ao molho do cozimento. Sirva a seguir com mini-pão francês.
PANELA DE PRESSÃO MENOR

Caso sua panela seja menor, doure todos os pedaços de carne e faça a deglaçagem com o refogado, o tomate e o vinho numa outra panela grande. Na hora de cozinhar na pressão, faça em duas etapas: divida a carne e molho do refogado em duas porções. Atenção à quantidade de água: complete até cobrir ⅔ do volume da carne.

Se preferir preparar numa panela grande tradicional, deixe a carne cozinhar por mais tempo e vá regando com água quente quantas vezes for necessário para evitar que resseque ou queime.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Até 2h
Serve
15 porções