Imagem da receita

Carne moída com quiabo

O aroma cítrico das sementes de coentro moídas no pilão adiciona uma camada de sabor surpreendente a esta preparação que é puro conforto, quase sinônimo de comida de mãe. O quiabo só baba se você quiser (ou se pular o truque do pano de prato). Fatiado na diagonal, ele ainda traz textura e faz a receita render. É ou não é perfeita para o dia a dia?


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 300 g de patinho moído
  • 200 g de quiabo (cerca de 14 unidades)
  • ½ cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 pimenta dedo-de-moça
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • 1 colher (chá) de sementes de coentro
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • folhas de coentro a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Retire a carne moída da geladeira e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes — se estiver gelada na hora de ir para a frigideira, a carne vai cozinhar no próprio vapor em vez de dourar.
  2. Lave e seque bem todos os quiabos com um pano de prato — quanto mais sequinhos estiverem, menos seiva vão liberar no refogado. Descarte o cabinho e corte cada um em fatias de 1,5 cm, na diagonal. Descasque e corte a cebola em cubos de 1 cm. Descasque e pique fino os dentes de alho. Lave, seque e pique grosseiramente as folhas de coentro. 
  3. Lave, seque e corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca, raspe e descarte as sementes; pique fino as metades. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar a pimenta — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é solúvel em gordura. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.
  4. No pilão, quebre as sementes de coentro e reserve — assim elas liberam mais sabor e aroma durante o preparo.
  5. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando estiver bem quente, regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque a carne moída em montinhos, distribuindo por todo o fundo da frigideira — assim ela doura melhor sem ficar ressecada. Deixe cozinhar sem mexer por 1 minuto para dourar bem e não liberar água. 
  6. Tempere a carne com sal e pimenta e polvilhe com a farinha de trigo. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula para desmanchar os pedaços e a carne cozinhar por igual.
  7. Transfira a carne dourada para uma tigela e mantenha a frigideira em fogo médio. Regue com o azeite restante, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Junte o alho, o extrato de tomate, a semente de coentro e mexa por 1 minuto para perfumar. 
  8. Regue a frigideira com a água aos poucos, mexendo com a espátula para incorporar o sabor do refogado e dissolver os queimadinhos da frigideira — eles dão mais sabor ao preparo. Assim que ferver, acrescente os quiabos e deixe cozinhar por 4 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem levemente macios.
  9. Volte a carne para a panela, junte a pimenta dedo-de-moça e deixe cozinhar por mais 2 minutos para o molho encorpar levemente. Finalize com as folhas de coentro e sirva a seguir.