Imagem da receita

Chips de jiló

Para quem já gosta de jiló, esses chips são altamente viciantes. Para quem ainda torce o nariz para o injustiçado legume, são uma boa surpresa. Crocantes, sequinhos e saborosos, deixam o cardápio do happy hour mais brasileiro.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 6 jilós
  • 1 xícara (chá) de polvilho azedo
  • ½ colher (chá) de sal
  • 3 xícaras (chá) de óleo para fritar

Modo de preparo

  1. Lave bem a casca dos jilós sob água corrente. Seque, descarte o cabo e corte cada um em rodelas finas de no máximo 0,5 cm – quanto mais finas forem as rodelas mais crocantes as chips ficam. Dica: como o jiló tem uma casca bem firme, utilize uma faca de pão para cortar mais facilmente. 
  2. Numa tigela grande, coloque as rodelas de jiló, adicione o sal e misture bem com as mãos. Transfira para uma peneira (ou escorredor) e apoie sobre a tigela. Deixe o jiló descansar por 20 minutos – nesse tempo, vai perder um pouco da umidade por conta do sal, ficando menos amargo e mais crocante depois de frito. 
  3. Passado o tempo de descanso, leve uma frigideira de borda alta (ou panela média) com o óleo ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, abra um pano de prato limpo sobre a bancada e seque bem as rodelas de jiló.
  4. Forre uma assadeira grande com papel toalha e coloque o polvilho numa tigela. Para empanar: coloque uma porção de jiló (cerca de 6 rodelas) na tigela do polvilho e misture com as mãos para cobrir toda a superfície. Bata bem as rodelas para tirar o excesso de polvilho. 
  5. Com cuidado, mergulhe os jilós empanados no óleo quente e deixe fritar por cerca de 1 minuto – fique de olho, pois é muito rápido, quando as fatias começarem a dourar, vire com a escumadeira para fritar por igual. Com a escumadeira, retire os chips, escorra bem o óleo e transfira para a assadeira forrada com papel. Repita com o restante das rodelas e sirva a seguir. 

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Sugestão de
cardápio