Imagem da receita

Chouxcotone

Receita que nasce de trocadilho é destinada ao sucesso. Com gotas de chocolate e raspas de laranja, a choux fica com sabor de chocotone, mas em versão levíssima. É chouxcotone! Nossa sugestão é servir com sorvete, mas também fica uma delícia com creme batido. E mais: vira um presente inesquecível.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve14 unidades

PARA O CRAQUELIN

Ingredientes

  • 50 g de manteiga em ponto pomada
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar demerara
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo

  1. Na tigela da batedeira, coloque todos os ingredientes e bata em velocidade baixa, utilizando a raquete até formar uma massa que parece de biscoito.
  2. Corte dois pedaços grandes de saco plástico. Coloque a massa no centro de um pedaço e cubra com o outro. Com o rolo de macarrão, abra até ficar com 3 mm de espessura, formando um retângulo. Com um aro de 6 cm marque toda a massa formando 14 discos. 
  3. Transfira a massa com os plásticos para uma assadeira e leve ao congelador por pelo menos 10 minutos (se preferir, prepare no dia anterior).

PARA A MASSA E MONTAGEM

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
  • ½ xícara (chá) de chocolate 55% cacau em callets (cerca de 90g)
  • ¼ de xícara (chá) de leite
  • ¼ de xícara (chá) de água
  • 5 colheres (sopa) de manteiga (cerca de 60g)
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • ¼ de colher (chá) de sal
  • 2 ovos
  • raspas de 1 laranja-baía

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  2. Numa panela média, coloque o leite, a água, manteiga, as raspas de laranja, o açúcar e o sal. Leve ao fogo médio até a manteiga derreter completamente e começar a ferver.
  3. Mantenha a panela em fogo médio e acrescente a farinha aos poucos, mexendo bem com uma espátula de madeira (ou silicone firme) para incorporar. Mexa por mais 1 minuto, até formar uma massa lisa e que solta da panela. Além disso, é possível notar uma casquinha de massa seca no fundo da panela. 
  4. Transfira a massa para a tigela da batedeira. Com a raquete, bata em velocidade baixa e vá aumentando aos poucos, até amornar.
  5. Continue batendo em velocidade média e acrescente um ovo de cada vez, batendo bem a cada adição para incorporar – pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula sempre que necessário. A massa deve ficar bem lisa e brilhante, para verificar o ponto: com uma espátula, levante um pouco de massa, ela deve cair lentamente, com certa resistência formando um bico triangular, sem “rasgar” – este é o ponto ideal da pâte à choux, também conhecido como ponto de fita.
  6. Desencaixe a tigela da batedeira e misture as gotas de chocolate na massa. Transfira para um saco de confeiteiro e torça a abertura logo acima da massa para deixá-la compacta. Corte a ponta do saco fazendo uma abertura de cerca de 4 cm – assim as gotas de chocolate não entopem o furo. 
  7. Para modelar: aproxime a ponta do saco de confeiteiro da assadeira, aperte para pingar a massa, formando  chouxcotones de 5 cm de diâmetro; pare de apertar e puxe. Repita deixando cerca de 2 cm entre cada unidade – a receita rende 14 chouxcotones, se necessário utilize duas assadeiras e asse em duas levas. 
  8. Retire a placa de craquelin do congelador. Destaque um disco de cada vez e disponha sobre cada chouxcotone – caso esteja assando em duas etapas, volte a placa para o congelador. 
  9. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até a massa inflar e ficar dourada. Atenção: evite abrir o forno antes do tempo, para que não murchem.
  10. Retire do forno e espere esfriar. Sirva com sorvete de baunilha e calda de chocolate.

COMO CONGELAR

Já assados, em saco plástico bem fechado. Descongele em forno preaquecido a 180  º C por 30 minutos.

COMO ARMAZENAR

Por até 5 dias, em pote com fechamento hermético ou assadeira com filme bem fechado, em temperatura ambiente. Antes de servir, leve ao forno preaquecido a 180 ºC por 5 minutos.