Imagem da receita

Chuchu assado com especiarias

Forno, alho, cominho e canela mudam o chuchu para sempre. Com fama de sem graça, o legume fica todo interessante. A casquinha crocante e dourada, o miolo macio e sabor misterioso transformam a reputação do chuchu.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 2 chuchus
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (chá) de cominho em pó
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • ½ colher (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
  2. Descasque, lave sob água corrente e seque bem os chuchus com um pano de prato limpo – assim eles não escorregam na hora de cortar. Corte cada chuchu ao meio. Com uma colher, descarte a semente. Corte cada metade ao meio no sentido da largura, a parte mais fina corte em 3 tiras, no sentido do comprimento, e a mais grossa em 4 tiras. Fatie as tiras em cubos de 2 cm.
  3. No pilão, dê uma leve batida no alho para descascar e descarte a casca. Junte o sal e bata bem até formar uma pastinha. Misture o cominho, a canela e o azeite.
  4. Transfira os chuchus para uma assadeira grande (de preferência antiaderente), regue com o azeite temperado e misture bem com as mãos, para envolver todos os pedaços. Espalhe os cubos pela assadeira, sem amontoar – quanto mais espaçados estiverem, mais dourados ficam.
  5. Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos, até a base em contato com a assadeira começar a dourar. Vire os cubos com uma espátula, e deixe assar por mais 10 minutos ou até dourar por igual. Retire do forno e sirva a seguir.