Imagem da receita

Cocada de forno

Prática que só ela, essa receita é do tipo misture tudo e leve ao forno. A única exigência é que o coco tem que ser fresco. Essa cocada fica com uma casquinha crocante e bem cremosa no centro, para comer de colher.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 2 ½ xícaras (chá) de coco fresco ralado (1 coco - cerca de 200 g)
  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga derretida

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga um refratário raso que comporte cerca de 500 ml.
  2. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior – se um estiver estragado, você não perde a receita. Junte a manteiga e misture com o batedor de arame. Adicione o açúcar, aos poucos, mexendo bem a cada adição. Acrescente o coco ralado e misture com uma espátula para incorporar.
  3. Transfira a massa para o refratário e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até ficar bem dourada – a cocada vai ficar com uma casquinha crocante mas ainda cremosa no centro.
  4. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de servir. Essa cocada também fica uma delícia servida gelada.

 

TEM QUE SER FRESCO!

O coco fresco ralado fino dá mais sabor e cremosidade para a cocada, lembra até gosto de quindim. Ralado grosso (assim como a versão ralada congelada) dá textura crocante e visual rústico, mas o creme de ovos e açúcar não absorve o sabor da fruta. Já o coco ralado seco não é indicado para essa receita, a cocada fica seca e sem sabor.