Imagem da receita

Cocotte de ervilha com ricota

Bastam três minutos no micro-ondas para transformar os ovos em uma refeição charmosa. Vale para um jantar levinho ou um café da manhã caprichado. Sem panela na pia! Não precisa nem ter fogão.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de ricota esfarelada
  • 2 colheres (sopa) de ervilha congelada
  • 2 colheres (chá) de leite
  • azeite a gosto
  • 1 pitada de noz-moscada ralada na hora
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Num ramequim individual que comporte 250 ml (ou qualquer tigela refratária individual ou xícara que possa ir ao micro-ondas), coloque a ricota, a ervilha (nem precisa descongelar antes) e tempere com um fio de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.
  2. Quebre um ovo de cada vez em outra tigela e transfira para o ramequin – se um estiver estragado você não perde a receita. Fure as gemas com um garfo, acrescente o leite, tempere com uma pitada de sal e noz-moscada. Não precisa misturar.
  3. Cubra o ramequin com um pedaço de papel-toalha – para garantir que as gemas não estourem. Coloque o ramequin num prato e leve ao micro-ondas para cozinhar, em potência média, por 2 minutos e 30 segundos para uma cocotte com gema mole ou 3 minutos para gema firme. Sirva a seguir.

 

OBS: se você nunca preparou cocotte no seu micro-ondas, deixe cozinhar por 2 minutos, verifique o ponto das gemas e depois cozinhe em etapas de 30 segundos, até os ovos ficarem no ponto desejado (mais cremoso ou mais firme).


NO FORNO

Se for preparar a cocotte para mais pessoas, vale a pena preaquecer o forno a 180 ºC (temperatura média) e assar todas de uma só vez, em banho-maria, por 15 a 20 minutos. Vale também usar o forninho elétrico, mas fique atento ao tempo de cozimento que pode mudar.

Sugestão de
cardápio