Imagem da receita

Cogumelo assado com cebola roxa

O cogumelo demora para assar, mas compensa cada minuto de forno com muito sabor. Delicioso com pão, ovos ou para acompanhar um risoto de queijo bem básico. O toque de balsâmico, que é misturado assim que os ingredientes saem do forno, faz toda a diferença.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 750 g de cogumelos-de-paris
  • 4 cebolas roxas
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 5 ramos de tomilho
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
  2. Com um pano de prato úmido (ou papel toalha) limpe os cogumelos delicadamente. Na hora de cortar os cogumelos, selecione pelo tamanho: os muito grandes corte em 3 fatias, os médios corte ao meio e mantenha os pequenos inteiros. Descasque e corte as cebolas ao meio. Corte cada metade em 3 gomos, passando a faca pela raiz – assim as camadas permanecem unidas ao assar.
  3. Transfira os gomos de cebola para a assadeira — é importante que a parte cortada da cebola fique em contato com a assadeira para dourar. Distribua os cogumelos entre as cebolas, sem se preocupar com o espaço — eles podem ficar meio amontoados pois murcham bastante. Junte os ramos de tomilho e regue tudo com 3 colheres (sopa) de azeite.
  4. Tempere com sal e pimenta a gosto e leve ao forno para assar por cerca de 1 hora, ou até ficarem dourados, sem mexer. Atenção: é sem mexer mesmo, os cogumelos soltam bastante água durante o processo e aos poucos vão secando, concentrando o sabor até dourar.
  5. Retire a assadeira do forno, regue os cogumelos e as cebolas com o vinagre balsâmico e misture bem. Sirva a seguir.
Sugestão de
cardápio