Imagem da receita

Cogumelo grelhado com molho cremoso de feijão-branco (reaproveitamento)

Os cogumelos, dourados na frigideira, ganham status de prato de restaurante contemporâneo com um molho todo diferentão. Aveludado e perfumado com alho e vinho branco, ele não leva nem leite nem creme de leite: extrai toda a sua cremosidade do feijão-branco. O melhor? Essa receita é preparada a partir de sobras planejadas: quando for cozinhar feijão, você já inclui uma quantidade maior e, assim, não precisa partir do zero toda vez que entrar na cozinha.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 200 g de cogumelos portobello (cerca de 10 unidades)
  • ½ xícara (chá) de feijão-branco cozido (sem caldo)
  • ½ xícara (chá) de água do cozimento do feijão
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres (chá) de vinho branco
  • 1 colher (chá) de shoyu (molho de soja)
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • cebolinha fatiada a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Com um pano úmido, limpe os cogumelos portobello — evite lavar em água corrente ou deixar de molho, pois eles absorvem água e perdem o sabor. Descarte os talos dos cogumelos — eles são mais duros e fibrosos.
  2. Descasque e corte a cebola em cubos de 1 cm. Descasque e pique fino o alho. 
  3. Leve uma frigideira média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal. Mexa de vez em quando até a cebola ficar macia e começar a dourar. 
  4. Junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar. Abaixe o fogo, regue com o vinho e o shoyu e misture bem. Por último, acrescente o feijão cozido e a água do cozimento (caso estejam gelados, deixe aquecer por um minuto).
  5. Transfira os ingredientes da frigideira para o miniprocessador e bata bem até obter um creme liso. 
  6. Passe uma água na frigideira (não é preciso lavar) e volte ao fogo médio. Regue com um fio de azeite e disponha os cogumelos, um ao lado do outro, sem amontoar. Tempere com uma pitada de sal e de pimenta e doure por 3 minutos de cada lado. Sirva a seguir com o molho cremoso de feijão e a cebolinha fatiada.

 

COMO COZINHAR FEIJÃO E TER SOBRAS PLANEJADAS

Aproveite para cozinhar feijão-branco a mais e ganhe tempo na cozinha! O feijão-branco pode ser utilizado em outras receitas, como tutu de feijão-branco com cebola frita e purê de feijão-branco com tahine.


Para 1½ xícara (chá) de feijão-branco seco, utilize 5 xícaras (chá) de água para o remolho e 5 xícaras (chá) de água para cozinhar na pressão. O rendimento é de 4 xícaras (chá) de grãos de feijão cozidos e 2 xícaras (chá) de caldo.