Imagem da receita

Coleslaw roxo de repolho e beterraba

A tradicional salada de repolho americana ganha uma roupagem monocromática encantadora. O repolho-roxo é macerado para ficar ainda mais macio. No lugar da cenoura, beterraba. O único elemento insubstituível aqui é a maionese caseira. Como fazer? É só escolher no Panelinha a sua versão favorita: tem a de mixer a jato, a prática de liquidificador e a clássica, feita à mão.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 1 repolho-roxo médio (cerca de 6 xíc. de chá), fatiado
  • 1 beterraba
  • ½ xícara (chá) de uvas-passas pretas
  • ½ xícara (chá) de maionese caseira
  • ¼ de xícara (chá) de vinagre de maçã
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 10 ramos de salsinha

Modo de preparo

  1. Descasque e passe a beterraba na parte grossa do ralador. Lave, seque e pique grosseiramente as folhas de salsinha.
  2. Corte o repolho ao meio, descarte o miolo central e, com um fatiador de legumes (ou mandolim), corte as metades em tirinhas finas. Se preferir, descarte o miolo e fatie fino o repolho com uma faca — no total, você precisará de cerca de 6 xícaras (chá) de folhas fatiadas. 
  3. Coloque o repolho numa tigela, cubra com água e lave bem. Transfira para o escorredor e encaixe sobre uma tigela. Tempere com o sal e misture, amassando com as mãos e massageando bem o repolho — o sal drena o excesso de água das folhas, deixando o repolho macio e com o sabor mais suave. Aperte bem para tirar o excesso de água e transfira para uma tigela.
  4. Adicione o vinagre ao repolho e misture bem. Junte a beterraba ralada, as uvas-passas, a maionese e a salsinha. Misture e prove; se necessário, tempere com mais sal. Sirva a seguir ou mantenha na geladeira até a hora de ir para a mesa (a salada gelada fica ainda mais gostosa).