Imagem da receita

Compota de goiaba

Compota de fruta caseira com queijo minas fresco é o jeito mais brasileiro de terminar uma refeição. E não precisa ser quituteira para preparar essa compota de goiaba: é facílimo. Experimente servir com coalhada, com nata ou sobre o bolo de fubá.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve8 porções


Ingredientes

  • 2 kg de goiabas vermelhas maduras
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar cristal
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1 rama de canela

Modo de preparo

  1. Com o descascador de legumes (ou uma faca bem afiada), descasque as goiabas com cuidado para manter o formato da fruta bem redondinho. Corte cada goiaba ao meio e, com uma colher de sobremesa, retire o miolo com as sementes – você pode reservar esta parte da fruta na geladeira e preparar um suco.
  2. Numa panela média misture a água com o açúcar. Junte a rama de canela e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar sem mexer por 5 minutos depois de ferver, para formar uma calda rala.
  3. Mergulhe as goiabas na calda e espere ferver novamente. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos – nesse tempo as goiabas ficam macias, absorvem o açúcar e também passam sabor à calda. Atenção ao tempo: caso as goiabas estejam muito maduras deixe cozinhar por menos tempo pois podem desmanchar. Para verificar o ponto: espete as frutas com um garfo, elas devem estar macias, mas sem desmanchar.
  4. Desligue o fogo e transfira as goiabas com a calda para uma compoteira. Deixe esfriar completamente antes de fechar e levar à geladeira. Sirva gelada.


SEM DESPERDÍCIO

No liquidificador bata os miolos da goiaba com 2 xícaras (chá) de água e cubos gelo a gosto. Bata bem, até triturar o gelo. Passe o suco por uma peneira para coar os caroços antes de servir. Rende 1 litro de suco.

Sugestão de
cardápio