Imagem da receita

Conserva de pimenta cambuci com limão siciliano

Cambuci é uma pimenta perfumada, que não arde. Para ficar ainda mais perfumada, combinamos com limão siciliano e zimbro. Em cinco dias, você tem uma conserva que deixa o sanduíche mais vibrante e o pê-efe mais interessante. Dá até para comer pura, como se fosse picles.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve2 1/2 xícaras (pote de 600ml)


Ingredientes

  • 200 g de pimenta cambuci (cerca de 10 unidades)
  • 1 ½ xícara (chá) de vinagre de maçã
  • ½ xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • casca de 1 limão siciliano
  • 2 colheres (sopa) de zimbro

Modo de preparo

  1. Separe um pote de vidro esterilizado que tenha tampa, com capacidade de 500 ml.
  2. Lave as pimentas sob água corrente e transfira para uma tigela. Cubra com 1 litro de água, misture um bactericida da sua escolha e deixe de molho por 15 minutos. 
  3. Retire as pimentas da água, enxágue e seque. Descarte o cabo e corte cada pimenta ao meio, no sentido do comprimento – se estiverem muito pequenas, apenas descarte o cabo, abrindo um furinho em cada pimenta, assim o líquido de conserva entra na pimenta. Reserve. 
  4. Bata o zimbro no pilão, apenas para quebrá-lo. Numa panela média, coloque o zimbro e leve ao fogo médio para tostar por cerca de 2 minutos, apenas para liberar o aroma da especiaria e desligue o fogo.
  5. Enquanto a panela esfria, lave bem a casca do limão sob água corrente e seque com um pano. Com um descascador de legumes (ou faca), faça tiras da casca do limão, com cuidado para não extrair a parte branca. Confira se a panela esfriou antes de seguir adiante (se ela ainda estiver quente, o vinagre solta uma fumaça que faz arder os olhos e o nariz).
  6. Na panela com o zimbro, coloque a água, o vinagre, o sal, o açúcar, a casca de limão e misture apenas para dissolver o açúcar. Acrescente as pimentas e leve ao fogo alto, até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos ou até que as pimentas estejam levemente macias e percam o tom vibrante de cor – é esse passo que faz com que a conserva de pimenta leve menos tempo para curtir e ficar no ponto de comer.
  7. Com uma colher (ou pinça), transfira as pimentas e as tiras da casca de limão para o pote de vidro esterilizado. Cubra com o líquido de cozimento (com o zimbro) e deixe esfriar ainda no pote antes de fechar e levar para a geladeira. Aguarde pelo menos 24 horas para consumir as pimentas (com o passar do tempo os sabores da conserva vão sendo absorvidos pela pimenta; o ideal é esperar 5 dias). Sirva como acompanhamento do PF, em sanduíches, como ingrediente de saladas e recheios de tortas. 

 

OBS: as pimentas podem ser conservadas na geladeira por até 1 mês.

FÓRMULA DA CONSERVA

Depois de aprender essa receita, você pode utilizar a mesma base de conserva para experimentar novas combinações de sabores de especiarias, ervas ou até misturar diferentes tipos de pimentas.