Imagem da receita

Conserva de pimenta dedo-de-moça com alho e alecrim

Fácil de fazer e multiuso, essa conserva é para fãs de sabores intensos. A pimenta fica macia, boa para usar em rodelinhas direto no prato. Já o óleo fica todo perfumado e você pode usar como molho de pimenta, para temperar a salada ou mesmo no lugar do azeite em refogados.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve1 xícara (170g)


Ingredientes

  • 8 pimentas dedo-de-moça (cerca de 50g)
  • 1 dente de alho
  • 1 galho de alecrim
  • 1 folha de louro seca
  • ¾ de xícara (chá) de óleo
  • 2 colheres (chá) de sal

Modo de preparo

  1. Separe um pote de vidro esterilizado, com fechamento hermético, que comporte pelo menos 300 ml.
  2. Lave bem as pimentas dedo-de-moça sob água corrente e transfira para uma tigela. Cubra com 1 litro de água, misture um bactericida da sua escolha e deixe de molho por 15 minutos. Enquanto isso, separe os outros ingredientes. 
  3. Com a lateral da faca, amasse e descasque o dente de alho. Lave e seque bem o alecrim e as folhas de louro. Retire as pimentas da água, enxágue e seque bem – é importante secar bem os ingredientes da conserva com um pano de prato limpo para evitar que embolorem. 
  4. Com a tesoura, corte o galho de alecrim ao meio — ele deve caber dentro do pote e ficar imerso no óleo, se estiver muito grande corte em 3 pedaços.
  5. Descarte o cabinho e corte as pimentas em rodelas finas. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo. 
  6. Transfira as pimentas picadas para o pote de vidro. Junte o alho, o alecrim, o louro, o sal e o óleo. Atenção: o óleo deve cobrir todos os ingredientes, caso seu pote de vidro seja muito largo, adicione mais óleo. Tampe e chacoalhe bem para misturar.
  7. Leve a conserva para a geladeira e deixe descansar por pelo menos 5 dias para a pimenta liberar sabor para o óleo. Mantenha a conserva de pimenta na geladeira por até 1 mês.

 

COMO USAR

Você pode usar o óleo da conserva como molho de pimenta nos pratos, para fazer molhos de salada e até em refogados no lugar do azeite. Você pode também usar as rodelas de pimenta diretamente na comida ou utilizá-las como ingrediente de outras receitas.


PRA VARIAR

Você pode utilizar essa mesma técnica para conservar outros tipos de pimentas ou fazer uma combinação diferente de sabores, vale malagueta, pimenta de bode, biquinho, etc.


REUTILIZE

Potes de vidro podem ser reutilizados para conservas, molhos, ou mesmo geleias. Mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados. Para isso, leve bastante água para ferver numa panela grande; coloque o vidro e sua tampa na panela e deixe ferver por no mínimo 15 minutos.

Para retirar o vidro e a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe-os escorrer sobre um pano de prato limpo. Atenção: não coloque o vidro sobre nenhuma superfície muito gelada, como mármore, para não estourar com o choque térmico. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente.