Imagem da receita

Creme azedo prático

Fica uma delícia com sopa de beterraba, com a versão russa do estrogonofe, com a panqueca de alface ou de ervilhas. O creme azedo nessa versão bem aerada dá um brilho ao prato. Experimente.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de creme de leite fresco gelado
  • 1 ½ colher (chá) de caldo de limão coado
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

Prepare o creme azedo apenas na hora de servir: numa tigela média coloque todos os ingredientes e bata com um batedor de arame até ficar cremoso, como um chantilly. Sirva com estrogonofe russo, gravlax de salmão, panqueca de alface, filé de pescada frita, sopa de beterraba.

Onde mais usar

O par clássico do creme azedo é o blinis, uma panquequinha de batata, o salmão defumado ou o caviar. Para usar esse acessório culinário no dia a dia, pense em preparações que tenham ingredientes levemente adocicados, como beterraba e ervilha. Contraste a textura do creme com algo crocante, como a pescada frita. Pense também em sabores intensos que podem ser suavizados com o creme, caso do estrogonofe russo e da sopa de beterraba. O creme azedo pode ir onde você colocaria uma colherada de iogurte ou de ricota e quiser um toque de acidez.