Imagem da receita

Creme batido perfumado

Antes de ser batido, o creme de leite fresco é aquecido e infusionado com chá inglês earl grey. O resultado é surpreendente: um creme delicado e aromático, ideal para acompanhar bolos e tortas como o bolo de maçã com farofa de coco.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve8 porções


Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 2 saquinhos de chá earl grey (4 colheres (chá) se comprar a granel)

Modo de preparo

  1. Numa chaleira, leve o creme de leite fresco ao fogo médio. Assim que ferver, transfira para uma tigela e adicione os saquinhos de chá. Cubra com um prato e mantenha tampado por apenas 5 minutos para infusionar – não deixe o creme de leite esfriar tampado, pois o vapor quente condensa e pinga sobre o creme – aí depois, na hora de bater, ele não vai chegar ao ponto. 
  2. Descubra o creme e deixe esfriar completamente antes de levar à geladeira por, no mínimo, 4 horas – ele deve estar bem gelado na hora de bater. Se preferir, prepare a infusão no dia anterior.
  3. Na hora de bater, retire os saquinhos de chá e transfira o creme de leite infusionado para a tigela da batedeira. Comece a bater em velocidade baixa para não espirrar e vá aumentando gradualmente. Bata por cerca de 4 minutos, em velocidade média, até ficar cremoso. Sirva a seguir com bolos, tortas e brownies.