Creme brûlée com lavanda

Creme brûlée com lavanda

Sobremesa de restaurante feita em casa. A infusão de lavanda traz para o creme um perfume da Provence. Você pode preparar no refratário grande, como fizemos, ou em refratários individuais. Para fazer a casquinha crocante, o ideal é ter um maçarico culinário. Existe também a técnica de aquecer as costas de uma colher, mas é menos seguro.

Compartilhe
Ingredientes
  • 500 ml de creme de leite fresco
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 1 colher (chá) de lavanda
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 4 gemas
  • 1 pitada de sal
  • açúcar para polvilhar
  • cubos de gelo
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Preaqueça o forno a 160 °C (temperatura baixa). Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) ao fogo baixo com água — ela vai ser usada para assar o creme brûlée em banho-maria. Separe um refratário oval, de 22 cm de comprimento ou que comporte no mínimo 1,5 litro.
  1. Numa panela média, coloque o creme de leite, o leite, metade do açúcar, a lavanda e uma pitada de sal. Misture delicadamente para o açúcar dissolver e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando para não formar nata. Assim que ferver, desligue o fogo, tampe a panela e conte 5 minutos para o creme pegar o sabor da lavanda.
  2. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as gemas para uma tigela grande e reserve as claras em outra tigela – você pode armazenar as claras na geladeira por até 2 dias ou no congelador por até 3 meses para outra receita.
  3. Adicione o açúcar restante às gemas e misture bem com o batedor de arame até ficar liso.
  4. Usando uma concha, acrescente o leite quente aos poucos, uma conha por vez, à mistura de gemas, passando por uma peneira. Misture bem com o batedor de arame a cada adição – esse processo, chamado temperagem, evita que as gemas cozinhem e o creme fique com grumos.
  5. Transfira o creme para o refratário. Coloque o refratário dentro de uma assadeira, leve ao forno e só então regue a assadeira com a água fervente até a metade da altura do refratário.
  6. Feche o forno e conte 30 minutos. Para conferir o ponto: a superfície do creme deve formar uma fina película firme e o interior ainda permanecer cremoso, como um pudim — ele termina de firmar na geladeira, evite assar demasiadamente para não endurecer muito.
  7. Assim que tirar o creme do forno, tire o refratário da assadeira com água (para interromper o cozimento). Espere amornar e, então, leve para a geladeira por pelo menos 6 horas (se preferir, prepare no dia anterior).
  8. Na hora de servir, coloque o refratário com o creme brûlée frio numa assadeira com água e cubos de gelo — o banho-maria invertido evita que o creme aqueça durante o processo de queimar o açúcar. Caso esteja utilizando refratários individuais, ele não é necessário. Polvilhe o creme com uma camada de açúcar (cerca de 5 colheres (sopa) são suficientes) e queime com o maçarico até formar uma casquinha dourada e crocante.
Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Mais de 2h
Serve
Até 6 porções