Imagem da receita

Crepe

Essa panquequinha bem francesa vai à mesa de muitas formas. No café da manhã, ganha mel ou queijo e pode ser servida no lugar do pão. No almoço, pode ser recheada com cogumelos refogados e servida com uma salada. Com geleia, vira até sobremesa.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve10 crepes


Ingredientes

  • 1 ½ xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 1 pitada de sal
  • manteiga para untar a frigideira

Modo de preparo

  1. No liquidificador, junte o leite, os ovos, a farinha de trigo e o sal. Bata até ficar liso. Transfira para uma tigela e deixe descansar por no mínimo 20 minutos, em temperatura ambiente. Se quiser preparar a massa com mais antecedência, leve para a geladeira. 
  2. Passado o tempo de descanso da massa, leve uma frigideira antiaderente (ou panquequeira), que o fundo tenha 20 cm de diâmetro, ao fogo médio. Quando aquecer, coloque cerca de ½ colher (chá) de manteiga ou óleo.
  3. Dê uma boa mexida na massa. Com a mão direita (se você for destro!), levante a frigideira e com a outra, coloque a massa com uma concha no centro da frigideira (cerca de ½ xícara de massa). Ao mesmo tempo, faça um movimento circular com a frigideira para cobrir todo o fundo. Mantenha em fogo médio. Quando as bolhas começarem a aparecer e a massa soltar do fundo da frigideira, vire com uma espátula de silicone para dourar do outro lado.
  4. Se for rechear, assim que virar de lado, espalhe em uma das metades queijo ou geleia – por exemplo. Dobre a outra metade sobre o recheio e, se necessário, vire novamente para dourar a metade que ficou para cima. Dobre para formar um triângulo e sirva a seguir. O processo todo leva menos de 3 minutos por disco. Transfira para um prato, e repita com o restante da massa. A cada nova panquequinha, unte o fundo da frigideira com manteiga (ou óleo) utilizando um pedaço de papel-toalha.
  5. Sirva com frutas frescas, no caso do crepe doce, ou com saladinha de tomate, no caso da crepe de queijo.

 

OBS: a receita rende cerca de 10 crepes, se preferir pode fazer metade da receita que também dá certo. Nesse caso, a medida do leite fica assim: ¾ de xícara (chá).

sem liquidificador

Se preferir, você pode preparar a massa da panqueca à mão. Numa tigela, misture bem com o batedor de arame 1 xícara (chá) do leite com a farinha, até ficar liso. Acrescente os ovos, o restante do leite, a pitada de sal e misture novamente para incorporar. 

PRA VARIAR

Você pode incluir na massa 1 colher (sopa) de açúcar e preparar crepes doces ou ainda acrescentar raspas de limão ou laranja.

 

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Sugestão de
cardápio