Imagem da receita

Crepe verde de couve com queijo (reaproveitamento)

Sabe aquela sobra de couve refogada? Requentar nem pensar! Ela vira uma massa de crepe, verdinha e saborosa, que pede um recheio bem brasileiro: queijo meia-cura. Nem dá para acreditar na transformação!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • ⅓ de xícara (chá) de couve rasgada refogada
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 1 ovo
  • ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 xícara (chá) de queijo meia-cura ralado grosso
  • manteiga para untar a frigideira
  • folhas de salsinha e de manjericão-roxo a gosto para servir

Modo de preparo

  1. No liquidificador, coloque a couve rasgada refogada, o leite, o ovo, a farinha de trigo e o sal. Bata por cerca de 1 minuto, até que a mistura fique bem lisa. 
  2. Transfira a massa de crepe para uma tigela e deixe descansar por, no mínimo, 20 minutos em temperatura ambiente (se quiser fazer com mais antecedência, reserve na geladeira). 
  3. Leve uma frigideira média antiaderente (ou uma panquequeira) ao fogo médio. Quando ela aquecer, espalhe, com um pedaço de papel-toalha, um pouquinho de manteiga (ou de óleo) para untar o fundo. 
  4. Passados os 20 minutos de descanso, dê uma boa mexida na massa. Com uma das mãos, levante a frigideira e, com a outra, ponha uma concha de massa no centro dela (cerca de ¼ de xícara [chá] de massa). Faça um movimento circular com a frigideira para cobrir todo o fundo e mantenha o fogo médio. Quando as bolhas começarem a aparecer e a massa se soltar do fundo da frigideira, vire com uma espátula de silicone para dourar o outro lado. 
  5. Transfira o crepe para um prato e repita o processo com o restante da massa, untando a frigideira com manteiga a cada preparo.
  6. Para rechear o crepe: mantenha a frigideira em fogo médio, coloque um crepe e distribua ¼ de xícara (chá) de queijo numa das metades. Dobre a massa sobre o queijo e pressione levemente com a espátula até que o queijo derreta. Dobre novamente para formar um triângulo. Transfira para um prato e repita com o restante da massa. Sirva os crepes acompanhados de picles de rabanete com cebola-roxa e folhas de salsinha e manjericão.

DICA DE PLANEJAMENTO

Você pode preparar os discos de crepe com antecedência. Eles duram de um dia para o outro na geladeira.