Imagem da receita

Crostini de pimentão assado com ricota

O croc do pão de fermentação natural tostado na frigideira é o contraste perfeito para os pimentões macios e adocicados, que se aninham sobre a ricota nestes crostini. Fácil, fácil de preparar, pode tanto ser uma opção de jantar rápido, e que foge do óbvio, quanto uma entrada charmosa e original.


Autorpanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 1 pimentão vermelho
  • 2 fatias de pão levain
  • ⅔ de xícara (chá) de ricota esfarelada
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • folhas de manjericão a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta).
  2. Lave, seque e coloque o pimentão inteiro numa assadeira. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até ficar com a pele tostada. Se preferir, toste a pele diretamente na boca do fogão: com uma pinça, segure o pimentão sobre a chama e vá virando até que a pele comece a borbulhar, escurecer e rachar por toda a superfície.
  3. Transfira o pimentão assado para uma tigela e tampe (ou cubra com filme). Deixe o legume abafado por 10 minutos — assim a pele se solta e fica mais fácil descascar. 
  4. Para descascar o pimentão: com as mãos, puxe e descarte a pele — se quiser, raspe a pele com uma faca para tirar as partes que estiverem mais grudadinhas. Corte o pimentão ao meio e descarte o cabo e as sementes. Fatie cada metade em tiras finas de 0,5 cm. 
  5. Passe as tiras para uma tigela e tempere com azeite, sal e pimenta a gosto. Tempere também a ricota esfarelada com azeite, sal e pimenta.
  6. Leve uma frigideira (ou grelha) ao fogo médio. Quando estiver bem quente, toste apenas um dos lados das fatias de pão. Espalhe metade da ricota sobre cada fatia, disponha as tiras de pimentão e salpique com folhas de manjericão. Sirva a seguir.

SOBRAS PLANEJADAS

Dá para entrar na cozinha uma vez e garantir várias refeições sem ter que começar do zero cada uma delas! Você pode assar pimentões a mais e mantê-los sempre à mão para resolver novos pratos. Em tiras temperadas, o pimentão pode ser armazenado na geladeira por 5 dias.

Sugestão de
cardápio