Imagem da receita

Crudités de legumes para receber

Vai receber uma turma em casa? Prepare crudités de aperitivo: enquanto o prato principal não é servido, o pessoal vai petiscando (mas sem matar o apetite).


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve15 porções


Ingredientes

  • 2 cenouras
  • 6 talos de salsão
  • 2 pimentões vermelhos
  • 1 bulbo de erva-doce (funcho)
  • 8 rabanetes pequenos (com a rama)

Modo de preparo

  1. Lave e seque a cenoura, o salsão, o pimentão e os rabanetes. Corte a base do bulbo da erva-doce, separe os talos e lave bem sob água corrente.
  2. Descasque, descarte as pontas e corte a cenoura ao meio, no sentido da largura. Corte cada metade em fatias e as fatias em tiras de 1,5 cm de espessura. Descarte as folhas, lave e seque bem os talos de salsão. Corte cada talo em 4 pedaços – assim os crudités ficam do mesmo tamanho – e cada pedaço em tiras de cerca de 1,5 cm de espessura.
  3. Corte o pimentão ao meio, no sentido do comprimento. Corte e descarte as pontas, sementes e a parte branca do pimentão. Fatie cada metade em tiras de cerca de 1,5 cm de espessura. Corte os talos maiores de erva-doce em 4 tiras e os menores em 3, no sentido do comprimento. Mantenha a casca e parte da rama dos rabanetes. Corte cada um em quartos.
  4. Numa travessa grande, disponha os legumes fatiados e sirva a seguir com queijo de iogurte.

 

PODE PREPARAR na véspera

Corte todos os legumes e transfira para uma tigela grande com tampa. Adicione cubos de gelo, cubra com água, feche e leve para a geladeira. Na hora de servir, basta escorrer bem a água – eles estarão fresquinhos e crocantes. Este truque funciona para preparar de um dia para o outro, não mais do que isso.