Imagem da receita

Cuca de Uva

Cuca não é bem um bolo, nem bem uma torta. É toda única. E é sucesso de público e crítica. Seria a maior contribuição gaúcha ao menu do café da tarde? A massa macia, a camada de uva bem úmida e a farofa de canela crocante por cima formam um verdadeiro trio maravilha.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve12 pedaços

Para a cobertura

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de uvas pretas debulhadas (vitória, sta isabel, ou niágara)
  • ¾ xícara (chá) de açúcar
  • ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 50 g de manteiga gelada
  • 1 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  2. Numa tigela média misture a farinha com o açúcar e a canela. Corte a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Reserve.
  3. Lave as uvas debulhadas sob água corrente e deixe escorrer bem a água numa peneira enquanto prepara a massa.

Para a massa e montagem

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 3 ovos
  • 50 g de manteiga em temperatura ambiente
  • ¾ xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

Modo de preparo

  1. Unte com manteiga uma assadeira redonda de 24 cm de diâmetro e fundo removível. Polvilhe com farinha, chacoalhe bem para espalhar e bata sobre a pia para tirar o excesso.
  2. Na tigela da batedeira coloque a manteiga e o açúcar. Se a manteiga não estiver em temperatura ambiente, leve ao micro-ondas para rodar por 15 segundos para ficar no ponto pomada. Comece batendo na velocidade baixa e aumente gradualmente para evitar que o açúcar espirre para fora da batedeira. Bata por 2 minutos até formar uma farofa úmida.
  3. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte à mistura de manteiga e açúcar, batendo a cada adição para incorporar. Bata por mais 2 minutos até formar um creme claro – se necessário, pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula.
  4. Diminua a velocidade da batedeira e adicione a farinha em 3 etapas, intercalando com o leite – termine com a farinha para evitar que a massa fique com aspecto talhado. Bata a cada adição apenas para incorporar os ingredientes – novamente, caso precise, pare de bater e raspe a lateral da tigela com a espátula durante o processo.
  5. Desencaixe a tigela da batedeira e misture o fermento delicadamente com a espátula. Transfira a massa para a assadeira e nivele bem. Distribua as uvas sobre a massa sem sobrepor uma a outra.
  6. Para cobrir, amasse pequenas quantidades de farofa com as mãos e disponha sobre a cuca. Repita até cobrir tudo. Quanto mais irregular ficar a cobertura, com partes mais esfareladas e porções mais firmes, mais crocante a cuca fica.  
  7. Leve ao forno para assar por cerca de 50 minutos, até o bolo crescer e a farofa dourar.  Atenção: nessa receita o teste do palito não funciona, pois pode sair molhado por conta da uva. Retire a cuca do forno e deixe esfriar completamente antes de servir – a farofa fica mais crocante depois de fria. Desenforme com cuidado e sirva a seguir.  
Sugestão de
cardápio