Imagem da receita

Cuscuz de tapioca com coco

Até que nunca fez uma sobremesa na vida prepara um cuscuz de tapioca úmido, geladinho, delicioso e arrasa. A sobremesa mais "trending tropic" que existe está de volta com tudo. Faz bonito até nos dias de festa, com um clima bem desgourmetiza.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve12 fatias


Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de tapioca granulada (tapioca para bolo)
  • 1 ¼ xícara (chá) de açúcar
  • 1 ⅔ xícara (chá) de leite de coco (400 ml)
  • 1 litro de leite
  • 1 pitada de sal
  • ⅔ de xícara (chá) de leite condensado
  • ¾ de xícara (chá) de coco fresco ralado
  • leite condensado a gosto para servir (opcional)

Modo de preparo

  1. Numa panela média coloque o leite, o leite de coco, o açúcar e o sal. Misture delicadamente com uma espátula para dissolver o açúcar e leve ao fogo alto. Deixe cozinhar até começar a ferver – mexa de vez em quando para evitar que o açúcar se concentre no fundo da panela e que forme nata.
  2. Numa tigela grande, coloque a tapioca e regue com o líquido fervente, todo de uma vez. Misture delicadamente com a espátula para desmanchar eventuais grumos e a tapioca hidratar de maneira uniforme – no começo pode parecer muito líquido, mas é assim mesmo, a tapioca vai hidratando ao longo do tempo.
  3. Deixe a tapioca descansar por 30 minutos em temperatura ambiente, mexendo a cada 10 minutos, até formar uma massa densa e cremosa. A tapioca vai absorver o líquido, se transformando numa massa mais consistente e bem úmida.
  4. Passados 30 minutos, transfira a massa de tapioca para uma assadeira de 22 cm X 32 cm, cubra com filme – para não ressecar e nem pegar cheiro – e leve à geladeira para esfriar e firmar por pelo menos 3 horas.
  5. Assim que o cuscuz estiver firme, regue com o leite condensado e volte para a geladeira por mais 2 horas – esse descanso é essencial para formar uma caldinha e o cuscuz ficar ainda mais úmido. Se preferir, prepare a sobremesa no dia anterior.
  6. Na hora de servir, cubra com coco fresco ralado e corte as fatias. Se gostar de um cuscuz mais doce, sirva com leite condensado para regar no prato.

 

Como armazenar

O cuscuz de tapioca dura até cinco dias na geladeira. Lembre de manter bem vedado com o filme, para não pegar cheiro.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Sugestão de
cardápio