Imagem da receita

Ensopado de quiabo com cuscuz de milho e ovo frito

Olha quanta ideia legal numa refeição só: o quiabo ensopado em um molho de tomate bem perfumado vira prato principal; o cuscuz de milho pula do café da manhã para o papel de acompanhamento do almoço ou jantar; a castanha-de-caju dá um cróc a toda a combinação. Ah, e quanto ao ovo frito, ele sempre é uma boa ideia.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve3 porções

PARA O CUSCUZ

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de farinha de milho flocada para cuscuz pré-cozida
  • ½ xícara (chá) de água
  • ½ colher (chá) de sal

Modo de preparo

  1. Numa tigela misture a farinha de milho com o sal. Regue com a água aos poucos, misturando com uma colher para umedecer a farinha – ela deve ficar com a textura de areia molhada. Deixe hidratar por 5 minutos.
  2. Preencha o fundo da cuscuzeira com água e encaixe o cesto de vapor na panela. Transfira a farinha de milho hidratada para o cesto, sem compactar. Tampe e leve para cozinhar em fogo alto. 
  3. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos, ou até o cuscuz ficar bem macio. Enquanto isso, faça o pré-preparo do ensopado. 
  4. Passado o tempo do cozimento, desligue o fogo e verifique: o cuscuz deve estar inflado, macio ao toque. Com cuidado para não se queimar, puxe a haste central do cesto para desenformar cuscuz. Transfira para uma tigela e solte o cuscuz com um garfo. Reserve enquanto prepara o ensopado.

PARA O ENSOPADO DE QUIABO

Ingredientes

  • 200 g de quiabo (cerca de 20 unidades)
  • ½ pimentão vermelho
  • ½ cebola roxa
  • 1 dente de alho
  • 1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)
  • ⅔ de xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • ½ colher (chá) de semente de cominho
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • folhas de coentro a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Lave e seque bem os quiabos com um pano de prato limpo. Descarte as pontas e corte cada um em fatias de 1 cm, na diagonal. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave e seque o pimentão. Descarte as sementes e corte a metades em cubos de 1 cm. 
  2. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente a cebola e o pimentão. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar. Enquanto isso, bata as sementes de cominho no pilão. 
  3. Junte o alho e o cominho ao refogado. Mexa por 1 minuto para perfumar. Regue com a água e misture bem para incorporar os sabores. Adicione o tomate pelado, tempere com 1 colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Mantenha em fogo médio até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho encorpar. 
  4. Junte os quiabos cortados e deixe cozinhar por mais 6 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar levemente macio. Atenção: não deixe o quiabo cozinhar por muito tempo para evitar que ele fique mole. Sirva a seguir com o cuscuz de milho, ovo frito e folhas de coentro.

Para o ovo frito e finalização do cuscuz

Ingredientes

  • 3 ovos
  • ⅓ de xícara (chá) de castanhas-de-caju torrada sem sal picada
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • azeite a gosto (ou óleo)
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Na hora de servir, leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, adicione as castanhas picadas e mexa por 1 minuto para perfumar. Junte o cuscuz e mexa por 2 minutos para incorporar os sabores. Transfira o cuscuz para uma tigela e passe um pedaço de papel-toalha no fundo da frigideira para limpar – ela vai ser usada para o preparo dos ovos fritos.
  2. Numa tigela pequena quebre um ovo, com cuidado para não furar a gema. Volte a frigideira antiaderente ao fogo baixo e regue com 1 colher (chá) de azeite (se ela não for antiaderente, você pode usar outra frigideira menor só para o preparo dos ovos).
  3. Com cuidado, transfira o ovo para a frigideira e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos – com uma espátula de silicone, vá puxando a borda da clara para perto da gema, para manter o formato arredondado do ovo.  
  4. Assim que a clara começar a firmar, tempere com sal a gosto e tampe a frigideira para o ovo terminar de fritar mas a gema ainda ficar mole – o vapor permite que a clara cozinhe por igual sem a base do ovo queimar. Transfira o ovo frito para um prato e repita com os outros, regando a frigideira com um fio de azeite a cada leva.

 

OBS: se você já tiver bastante prática na cozinha, pode fritar os 3 ovos de uma só vez.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha