Ervas secas no micro-ondas

Ervas secas no micro-ondas

Sabe aquelas ervas que correm risco de estragar na geladeira? Micro-ondas nelas! Em apenas dois minutos, elas desidratam, preservando a cor e os aromas por até 15 dias. Testamos esta receita-fórmula com salsinha, hortelã, coentro, manjericão, alecrim, tomilho, sálvia… As ervas secas ficam ótimas sobre a pizza, o risoto ou o macarrão e também em marinadas ou misturadas ao sal, direto no moedor.

Compartilhe

Tem mais ideias aqui!

    Ingredientes
    • folhas de ervas frescas (salsinha, coentro, manjericão, alecrim, tomilho, hortelã ou sálvia)
    Continua após patrocínio
    Modo de preparo
    1. Lave e seque bem as ervas numa centrífuga de saladas — quanto mais sequinhas estiverem as folhas, melhor para desidratar no micro-ondas.
    1. No caso de salsinha, coentro, manjericão e hortelã, destaque as folhas dos talos. Se estiver utilizando alecrim, corte com uma tesoura os galhos em pedaços de 12 cm. Para o tomilho, separe o maço em raminhos. Já para a sálvia, separe o maço em pequenos ramos de cerca de 6 folhas.
    2. Coloque duas folhas de papel-toalha sobre a bancada (sem destacar uma da outra). Distribua as folhas (galhos ou ramos) das ervas frescas numa das folhas de papel-toalha, colocando uma ao lado da outra — elas podem ficar bem próximas, mas evite sobrepor para que não grudem umas nas outras ao desidratar.
    3. Dobre a outra folha de papel-toalha sobre as ervas (como se estivesse fechando um livro) e leve ao micro-ondas para rodar por 30 segundos em potência alta (se preferir, coloque o papel-toalha sobre um prato raso).
    4. Com cuidado, e utilizando um pano (ou luva), retire o prato do micro-ondas. Coloque uma das mãos sobre o papel-toalha e, com a outra, vire o “envelope” de uma só vez, com cuidado para não derrubar as ervas — esse passo é essencial para desidratar as folhas; nos primeiros 30 segundos elas liberam bastante umidade, o papel que estava sob as folhas de salsinha fica úmido.
    5. Volte o envelope de papel-toalha ao micro-ondas (com o lado úmido virado para cima) para rodar por mais 3 etapas de 30 segundos — a cada etapa não é mais necessário virar, apenas abra a folha de papel-toalha e verifique se as ervas estão secando. O número de etapas pode variar de acordo com o tipo de erva, o tamanho e a umidade das folhas. Para checar o ponto: as folhas devem estar secas e quebradiças ao toque.
    6. Transfira as ervas secas para um pote hermético e deixe esfriar completamente antes de fechar. Elas podem ser armazenadas por até 1 mês.

    Dica: o mesmo papel-toalha pode ser usado até 5 vezes para secar outras levas de ervas.

    SAIBA MAIS SOBRE OS ACESSÓRIOS CULINÁRIOS
    Autor
    Panelinha
    Tempo de preparo
    Pá-Pum
    Serve
    ½ xícara (chá)