Escarola refogada

Escarola refogada

Uma receita curinga para um ingrediente que é também um curingão. Aqui você aprende a picar e refogar as folhas por igual, a usar o alho apenas para perfumar o azeite e como não exagerar no sal. Você pode aplicar todas essas técnicas com outras verduras. E usar essa escarola para acompanhar carnes ou o pê-efe, rechear empanadas ou batata assada.

Compartilhe
Ingredientes
  • 1 maço de escarola
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Destaque as folhas do maço de escarola e lave sob água corrente. Transfira as folhas para uma centrífuga de saladas e seque bem.
  1. Para fatiar as folhas: na tábua, empilhe 5 folhas de cada vez, uma sobre a outra. Enrole formando um charutinho e corte em fatias de 1 cm. Com a lateral da faca, amasse os dentes de alho e descasque – não precisa picar, eles vão apenas perfumar o azeite.
  2. Leve uma frigideira grande (ou panela) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione o alho e mexa por 2 minutos apenas para perfumar o azeite.
  3. Acrescente a escarola e atenção: vá temperando com sal aos poucos pois o volume da verdura refogada diminui bastante e pode ficar salgada no final. Refogue por cerca de 2 minutos, mexendo a escarola de cima para baixo – assim você refoga a verdura por igual, sem ficar com partes cozidas demais e outras cruas. É bem rapidinho mesmo, se a escarola cozinhar demais pode amargar. Sirva a seguir.

OBS: Caso sua frigideira seja pequena para o volume total, refogue a escarola em etapas.

VERDURA MULTIUSO

A escarola refogada pode virar ingrediente para outras receitas. O macarrão com limão se transforma servido com escarola. A batata assada no micro-ondas vira refeição a jato. Experimente também na tartine com queijo gorgonzola. Chique!.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Pá-Pum
Serve
Até 4 porções