Imagem da receita

Escarola refogada

Além de servir de acompanhamento do pê-efe, essa escarola refogada vai na pizza, no recheio da empanada, na batata assada. E pode usar a mesma técnica com outras verduras.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 maço de escarola
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Destaque as folhas do maço de escarola e lave sob água corrente. Transfira as folhas para uma centrífuga de saladas e seque bem.
  2. Para fatiar as folhas: na tábua, empilhe 5 folhas de cada vez, uma sobre a outra. Enrole formando um charutinho e corte em fatias de 1 cm. Com a lateral da faca, amasse os dentes de alho e descasque – não precisa picar, eles vão apenas perfumar o azeite.
  3. Leve uma frigideira grande (ou panela) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione o alho e mexa por 2 minutos apenas para perfumar o azeite.
  4. Acrescente a escarola e atenção: vá temperando com sal aos poucos pois o volume da verdura refogada diminui bastante e pode ficar salgada no final. Refogue por cerca de 2 minutos, mexendo a escarola de cima para baixo – assim você refoga a verdura por igual, sem ficar com partes cozidas demais e outras cruas. É bem rapidinho mesmo, se a escarola cozinhar demais pode amargar. Sirva a seguir. 


OBS: Caso sua frigideira seja pequena para o volume total, refogue a escarola em etapas.

VERDURA MULTIUSO

A escarola refogada pode virar ingrediente para outras receitas. O macarrão com limão se transforma servido com escarola. A batata assada no micro-ondas vira refeição a jato. Experimente também na tartine com queijo gorgonzola. Chique!.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha