Imagem da receita

Espinafre cozido no vapor ao molho de gergelim (hōrensō no goma-ae)

O molho, preparado com gergelim tostado na hora, transforma um simples espinafre de acompanhamento em uma preparação que todo mundo vai pedir mais. E a receita, da chef Telma Shiraishi, vale como técnica de preparo — uma vez aprendido o método de cozimento a vapor (é importante ficar de olho no tempo!), você pode ir variando as verduras para nunca se cansar.


AutorTelma Shiraishi

Tempo de preparoPá-Pum

ServeRende 3 porções


Ingredientes

  • 1 maço de espinafre
  • ¼ de xícara (chá) de gergelim branco
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de usukuchi shōyu (shoyu claro)
  • 1 colher (sopa) de mirin (saquê culinário)
  • gergelim branco a gosto para polvilhar

Modo de preparo

  1. Comece o preparo pelo molho de gergelim: numa frigideira, coloque o gergelim e leve ao fogo baixo; mexa de vez em quando por cerca de 8 minutos, até as sementes liberarem o aroma e ficarem levemente douradas.
  2. Transfira o gergelim tostado para o pilão e macere as sementes até que fiquem com a textura de areia grossa (se preferir, utilize um miniprocessador de alimentos). Junte o açúcar e continue triturando as sementes — o açúcar causa mais atrito e ajuda no processo. Adicione o shoyu e o mirin e misture bem para formar um molho. Reserve.
  3. Destaque as folhas de espinafre dos talos mais grossos e mantenha os talos mais finos inteiros com as folhas. Lave bem o espinafre sob água corrente, depois deixe escorrer. 
  4. Leve uma panela com água ao fogo alto para ferver e encaixe nela um cesto próprio para cozimento no vapor. Coloque o espinafre no cesto, tampe e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, até murchar — não cozinhe em excesso para que o espinafre não perca a cor nem fique macio demais. Caso seu cesto para cozimento no vapor seja pequeno, cozinhe em duas levas; se preferir, utilize uma panela própria para cozimento em vapor.
  5. Com uma pinça, transfira o espinafre para uma travessa e deixe amornar o suficiente para conseguir manusear.  
  6. Com as mãos, esprema levemente o espinafre cozido para tirar o excesso de água. Corte em pedaços de cerca de 2 cm e transfira para uma tigela. 
  7. Misture o espinafre com o molho de gergelim, polvilhe com gergelim branco a gosto e sirva a seguir.