Imagem da receita

Farofa de amendoim com gengibre

O amendoim enche de personalidade esta farofa que é feita rapidinho. Basta picá-lo de duas formas: mais fino, dá mais sabor à manteiga; mais grosso, garante o croc-croc. Perfumada com gengibre, a receita não leva cebola nem outros legumes e, por isso mesmo, você pode preparar de um dia para o outro – e guardar fora da geladeira.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca flocada (tipo biju)
  • ½ xícara (chá) de amendoim torrado sem sal (cerca de 70 g)
  • 1 colher (chá) de gengibre ralado
  • 100 g de manteiga
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Numa tábua, pique grosseiramente metade dos amendoins, e pique fino a outra metade — o amendoim picado grosso deixa a farofa mais crocante, e o fino dá mais sabor ao preparo. Corte a manteiga em pedaços para derreter mais rápido na frigideira.
  2. Leve uma frigideira grande com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, adicione os amendoins picados e mexa por cerca de 2 minutos, até perfumar e dourar levemente. Abaixe o fogo, junte o gengibre, tempere com sal e mexa por 1 minuto. 
  3. Adicione a farinha de mandioca aos poucos, mexendo bem para incorporar os sabores da manteiga com o amendoim e o gengibre. Deixe a farofa tostar por mais 3 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar crocante. Sirva a seguir.

DICA DE PLANEJAMENTO

A farofa pode ser feita com antecedência. Para isso, deixe a farofa esfriar completamente antes de armazenar num pote com fechamento hermético, em temperatura ambiente, por até 3 dias.