Imagem da receita

Feijão-carioca com ervas e noz-moscada

Levamos o carioca para dar uma volta na França e ele voltou todo perfumado, com tomilho, alecrim e noz-moscada. A variação do arroz com feijão do dia a dia não precisa dar trabalho a mais. É só combinar legumes aromáticos, ervas e especiarias no refogado para mudar totalmente o sabor.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 4 porções

PARA O REMOLHO

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de feijão-carioca
  • 2 xícaras (chá) de água

Modo de preparo

  1. Lave o feijão numa peneira sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água – se algum boiar, descarte.
  2. Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Troque a água uma vez neste período – o remolho diminui o tempo de cozimento e elimina as substâncias que deixam o feijão indigesto.

PARA COZINHAR

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de água
  • ½ cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 1 ramo de alecrim
  • 3 ramos de tomilho
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 1 abobrinha (opcional)

Modo de preparo

  1. Escorra o feijão e descarte a água do remolho. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com a água e junte a folha de louro. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e conte 10 minutos.
  2. Enquanto o feijão cozinha, descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Pique fino as folhas do ramo de alecrim e dos ramos de tomilho.
  3. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca da abobrinha sob água corrente. Corte a abobrinha ao meio no sentido da largura. Com um cortador de legumes, faça tiras da abobrinha, no sentido do comprimento – vá cortando e girando a abobrinha para aproveitar o máximo da casca e da polpa até chegar no miolo com sementes. Se preferir, com a faca, corte a abobrinha em fatias de 0,5 cm, no sentido do comprimento, e depois em tiras. Transfira as tiras de abobrinha para uma tigela, tempere com 1 colher (chá) de azeite, sal e pimenta a gosto.
  4. Passados os 10 minutos, desligue o fogo e, importante: espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. 
  5. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos até murchar. Junte o alho, o alecrim, o tomilho, tempere com a noz-moscada e mexa por mais 1 minuto para perfumar. Acrescente 2 conchas do feijão cozido, com um pouco do caldo, misture e amasse os grãos com a espátula – esse purê ajuda a engrossar o caldo. 
  6. Transfira o refogado com os grãos amassados para a panela com o feijão cozido. Tempere com sal e pimenta a gosto, misture e cozinhe em fogo baixo, sem a tampa, por mais 10 minutos ou até o caldo engrossar – esse tempo pode variar de acordo com a consistência desejada, mais ralo ou mais cremoso. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo e sirva a seguir com as tirinhas de abobrinha.