Imagem da receita

Feijão com salsão

Tem gente que só lembra do salsão na hora de preparar sopa, salpicão ou caldo caseiro. Sabia que, junto com a cebola, ele forma uma dupla de refogado imbatível para o feijão?


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 4 porções

PARA O REMOLHO

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de feijão-carioca (ou rosinha)
  • 4 xícaras (chá) de água

Modo de preparo

  1. Coloque o feijão numa peneira e lave sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água - se algum boiar, descarte.
  2. Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Troque a água uma vez neste período - o remolho diminui o tempo de cozimento e elimina as substâncias que deixam o feijão indigesto.

PARA COZINHAR

Ingredientes

  • 6 xícaras (chá) de água
  • 2 talos de salsão (sem as folhas)
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 folhas de louro
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Escorra o feijão e descarte a água do remolho. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com a água e junte as folhas de louro. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos. 
  2. Enquanto o feijão cozinha, lave, seque e corte os talos de salsão em cubinhos. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho.
  3. Passados os 10 minutos, desligue o fogo e, importante: espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa.
  4. Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola e o salsão e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 3 minutos, até murchar, adicione o alho e mexa por mais 1 minuto para perfumar. Acrescente 2 conchas do feijão cozido (com caldo), misture e amasse os grãos com a espátula - esse purê ajuda a engrossar o caldo.
  5. Junte o restante do feijão cozido (com o caldo) e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar em fogo baixo por mais 10 minutos, ou até o caldo engrossar - o tempo pode variar de acordo com a consistência desejada, mais ralo ou mais cremoso. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo e sirva a seguir.

PARA CONGELAR

O melhor é congelar o feijão neutro, temperado apenas com uma folha de louro, assim, na hora de descongelar, você pode soltar a imaginação e colocar no refogado o que quiser.
Duas conchas constumam ser suficiente para cada pessoa por refeição. Tem gente que come mais, tem gente que come menos. Porcione de acordo com os seus hábitos.
Saquinhos para congelar ou marmitas descartáveis são as escolhas mais práticas (você consegue tirar o feijão mesmo congelado). Os saquinhos podem ir deitados ao congelador: ocupam menos espaço e dá para empilhar. Anote com uma caneta permanente a quantidade e a data de validade. Atenção: se for usar potes de vidro, preencha no máximo até ¾, pois o feijão vai expandir ao congelar.

Validade - 3 meses.

PARA DESCONGELAR

Na geladeira: O ideal é tirar do congelador e passar para a geladeira no dia anterior, assim o feijão vai descongelando lentamente. Pode ser pela manhã, caso vá refogar para o jantar. Mas também dá para descongelar direto na panela.

Na panela: Prepare um belo refogado e coloque o feijão congelado na panela. Ele descongela e termina de engrossar.

Sugestão de
cardápio