Imagem da receita

Fraldinha assada na cerveja

Marinada na cerveja, a fraldinha sai do forno dourada, suculenta e macia. E ainda rende um molho saboroso. Atenção para a técnica de corte, que deixa as fatias da carne bem macias.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 peça de fraldinha com cerca de 1 kg
  • 350 ml de cerveja escura (1 lata)
  • 2 cebolas
  • 2 pimentões vermelhos
  • 3 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 6 ramos de tomilho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Prepare a marinada: com a lateral da lâmina da faca amasse e descasque os dentes de alho. Numa tigela grande, coloque o alho, o extrato de tomate, o açúcar mascavo, o vinagre, a cerveja e misture bem.
  2. Com uma faca afiada faça cortes superficiais na gordura da carne – assim a carne absorve melhor a marinada e a gordura derrete ao assar deixando a carne suculenta. Coloque a fraldinha e os ramos de tomilho na tigela com a marinada, cubra com o filme mantenha na geladeira por no mínimo 2 horas  (se preferir, marine a carne de um dia para o outro na geladeira).
  3. Passado o tempo da marinada, preaqueça o forno a 200º C (temperatura média). Retire a fraldinha da geladeira e transfira para uma peneira sobre uma tigela. Deixe por alguns minutos para escorrer o excesso da marinada e perder o gelo enquanto o forno preaquece. Reserve a marinada para assar a carne.
  4. Corte a cebola ao meio, descasque e corte as pontas. Corte cada metade em gomos de 1 cm, para formar pétalas. Lave, seque e corte o pimentão ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as sementes e corte cada metade em tiras finas, de 0,5 cm, no sentido do comprimento.
  5. Numa assadeira grande, disponha as cebolas para formar uma cama para a carne. Tempere as cebolas com sal e pimenta a gosto. Disponha a carne sobre as cebolas, com a gordura para cima, tempere com sal e pimenta a gosto, regue com 1 colher (sopa) de azeite e espalhe com as mãos sobre toda a peça.
  6. Distribua as tiras de pimentão, os dentes de alho e os ramos de tomilho da marinada ao redor da fraldinha. Tempere os legumes com sal, pimenta e 1 colher (sopa) de azeite. Preencha a assadeira com o líquido da marinada, com o cuidado de não colocar sobre a carne – assim ela fica bem dourada ao assar.
  7. Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos até a carne ficar bem dourada, e os legumes macios. Retire a assadeira do forno e, com uma pinça, transfira a carne para uma tábua e os legumes para uma travessa. Deixe a carne descansar em temperatura ambiente por 10 minutos antes de fatiar – nesse tempo os sucos da carne se redistribuem, o que garante um assado mais úmido e saboroso. Enquanto isso, prepare o molho com o líquido da assadeira.
  8. Na hora de servir: corte a parte mais fina da peça de fraldinha em 3 pedaços, no sentido da largura, e fatie cada pedaço no sentido do comprimento. Já a parte mais grossa (com a gordura), corte ao meio no sentido do comprimento e corte cada metade em fatias. Sirva a seguir com os legumes assados e o molho.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

PARA O MOLHO

Ingredientes

  • todo o líquido da assadeira (cerca de 1 ¼ de xícara (chá))
  • 1 ½ colher (sopa) de amido de milho
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Sobre uma jarra medidora (ou tigela média) coe o líquido da assadeira por uma peneira. Deixe descansar por 1 minuto para gordura e líquido se separarem. Com uma colher (ou papel toalha), retire e descarte a camada de gordura formada.
  2. Junte o amido de milho e mexa bem com uma colher para dissolver. Transfira para uma panela pequena e leve ao fogo médio. Quando ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 10 minutos até formar um molho encorpado e brilhante. Acerte o sal e transfira para uma molheira.